SANEAMENTO
Registros de pressão da Águas Guariroba reduzem perda de água por vazamentos
26/02/2025
15:35
ASSECOM
@Divulgação
Para diminuir perdas e aprimorar o registro de dados da pressão da rede de água de Campo Grande, a Águas Guariroba iniciou instalação de loggers pela cidade no mês de fevereiro. O projeto busca otimizar o abastecimento, contribuindo para o consumidor e o meio ambiente.
Os loggers de pressão são dispositivos que monitoram a pressão da água nas redes de distribuição da concessionária, permitindo detectar problemas como vazamentos e pontos com baixa pressão. Atualmente a Águas Guariroba está espalhando mais de 50 loggers em diversas regiões da Capital.
“O logger é um equipamento que registra os dados de pressão em tempo real. Com os dados é possível realizar análises e monitoramento constante, onde podemos agir para corrigir falhas, otimizando o uso de recursos e melhorando o abastecimento de forma constante”, explicou Jose Henrique da Cruz Ferreira, gerente de Operações na Águas Guariroba.
O equipamento armazena informações a cada quinze minutos e repassa para o banco de dados. A partir das informações enviadas pelos loggers, um programa de inteligência artificial aprende com os dados e passa a criar avisos de manutenção da pressão da rede.
“Os loggers também contribuem para a sustentabilidade de todo nosso sistema, ajudando a reduzir o consumo de energia e evitar o desperdício de água”, comentou Paulaine Oliveira, analista do Centro de Controle de Operações.
Campo Grande é uma das cidades vencedoras no 8º Prêmio Casos de Sucesso, que reconhece boas práticas de municípios no âmbito do abastecimento de água e esgotamento sanitário. A premiação prestigia cidades que estão avançando nos indicadores de água e saneamento, com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).
A Capital foi reconhecida na categoria ‘Atingimento das Metas de Perdas de Água’. A cidade é a segunda capital com o menor índice de perda de água do país, com índice de 19,7%.
Esse indicador teve uma grande redução de 2006, quando registravam 56% de perdas de água, até hoje. Resultado de empenho de tecnologias e inovações no sistema de abastecimento gerenciado pela Águas Guariroba.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputada Lia Nogueira solicita equipamentos agrícolas para fortalecer produção familiar no Assentamento Amparo, em Itahum
Leia Mais
Revalida: prazo para recurso sobre prova discursiva termina amanhã
Leia Mais
Câmara de Ponta Porã tem formação inédita com cinco partidos na Mesa Diretora
Leia Mais
Sebrae seleciona empresários para maior feira de franquias da América Latina
Municípios