SAÚDE DO HOMEM
Câncer de próstata cresce entre homens mais jovens no Brasil e reforça alerta no Novembro Azul
Especialistas apontam aumento de casos antes dos 50 anos e destacam alimentação saudável como aliada na prevenção
25/11/2025
08:10
REDAÇÃO
MARIA GORETI
Número de atendimentos a pacientes jovens cresce no país, enquanto campanhas reforçam importância dos exames e hábitos saudáveis.
O câncer de próstata tem avançado entre homens mais jovens no Brasil e acendido um alerta importante durante o Novembro Azul. Dados do Ministério da Saúde revelam que os atendimentos a pacientes com até 49 anos aumentaram 32% entre 2020 e 2024, passando de 2,5 mil para 3,3 mil procedimentos realizados pelo SUS.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) reforça a gravidade do cenário: a doença mata 48 homens por dia no país. Em 2024, foram 17.587 mortes, uma alta de 21% em relação à década anterior. Embora o câncer de próstata tenha altas chances de cura quando diagnosticado precocemente — mais de 90% —, fatores como preconceito, medo e desinformação ainda afastam muitos homens dos exames preventivos.
Além das consultas médicas e exames de rotina, a alimentação desempenha papel fundamental na prevenção. Uma dieta equilibrada ajuda a diminuir o risco de doenças crônicas, fortalece o sistema imunológico e contribui para o equilíbrio hormonal.
O cliente do Fort Atacadista, Fernando Ferreira, de 50 anos, sabe bem disso. Diagnosticado com câncer de próstata em 2022, ele descobriu a doença por acaso, após procurar atendimento por causa de uma alergia na pele. “Alimentação, exercícios e espiritualidade foram essenciais na minha recuperação”, relata.
Fernando destaca alimentos que hoje fazem parte da sua rotina:
Tomate: rico em licopeno, nutriente associado à proteção da próstata
Peixes como salmão e sardinha: fontes de ômega-3, que atuam contra inflamações
Castanhas e nozes: ricas em selênio e vitamina E
Brócolis e outros vegetais: contêm compostos anticancerígenos
Frutas vermelhas: antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico
“Eu não tinha costume de comer esses alimentos, mas hoje sei que fazem parte da minha nova jornada de vida”, afirma.
Em Campo Grande, consumidores encontram nas unidades do Fort Atacadista e do Comper grande variedade de frutas, legumes e verduras, importantes para a saúde do homem. Durante o Novembro Azul, a orientação para incluir alimentos naturais na dieta ganha ainda mais força.
As redes oferecem promoções especiais de FLV às quintas-feiras, reforçando o incentivo a hábitos saudáveis combinados ao autocuidado.
Fundado em 1962, em Itajaí (SC), o Grupo Pereira completa 63 anos em 2025. Com 23 mil colaboradores nos estados de MS, MT, GO, SC, SP, RS e DF, a empresa soma 179 unidades de negócio, entre supermercados, atacarejos, restaurantes, farmácias, agências de viagens, postos de combustível, centro de distribuição e serviços financeiros.
É também o primeiro varejista brasileiro a receber o selo internacional CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo Age Friendly Institute, reconhecendo empresas comprometidas com a inclusão de profissionais 50+.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nova lei garante fisioterapia a pacientes submetidos à mastectomia
Leia Mais
Quarta fase mira família Razuk e cumpre 20 prisões em MS e outros estados
Leia Mais
25 de Novembro reforça urgência no combate à violência contra a mulher em MS
Leia Mais
Paraíso das Águas abre Processo Seletivo para contratação de professores da Rede Municipal
Municípios