GESTÃO
Governo de MS discute medidas urgentes para combater a violência contra a mulher em reunião com líderes de instituições públicas
17/02/2025
09:45
REDAÇÃO
@Bruno Rezende
Na noite deste domingo (16), autoridades do Governo de Mato Grosso do Sul, incluindo o governador Eduardo Riedel, secretários de Estado e representantes do Judiciário e do Ministério Público, se reuniram na Governadoria para discutir estratégias de enfrentamento à crescente violência contra a mulher no Estado. A reunião foi marcada pela urgência de ações concretas para combater o feminicídio e outras formas de violência de gênero.
“Reunião importante diante de tudo o que aconteceu e vem acontecendo, não só no Estado, mas no Brasil e no mundo, com relação à violência contra as mulheres. Discutimos ações que precisam ser modificadas e implementadas para minimizar isso, uma angústia da nossa sociedade", disse o governador Eduardo Riedel ao abrir a reunião.
Durante o encontro, Riedel destacou o crescimento alarmante da violência no Estado. Apenas em Campo Grande, a Casa da Mulher Brasileira, uma das principais instituições de apoio, concedeu mais de 5 mil medidas protetivas de urgência em 2024. Em todo o Mato Grosso do Sul, o número total de medidas protetivas passou de 13 mil, o que significa uma medida a cada 40 minutos. Apesar disso, o governador enfatizou que os casos de feminicídio e tentativas de feminicídio continuam ocorrendo, revelando a ineficácia do sistema de proteção atual.
"Mas a gente não tem tido o êxito necessário, pois os casos [de feminicídio e tentativa de feminicídio] continuam acontecendo. Essa é minha angústia e demanda para que todos se mobilizem em torno de ações concretas, que gerem resultados e barrem esse tipo de ação com a frequência que tem tido dentro de Mato Grosso do Sul", afirmou Riedel, destacando a necessidade urgente de mudanças.
A Casa da Mulher Brasileira, que desempenha um papel fundamental no acolhimento de vítimas de violência, está ativa em Campo Grande e com unidades em construção em Ponta Porã, Dourados e Corumbá. Riedel ressaltou que, após o encontro, o Governo do Estado buscará implementar mudanças no modelo de trabalho da Casa da Mulher Brasileira, para garantir maior efetividade no combate à violência. Ele também mencionou a importância de integrar novas tecnologias nos processos, visando otimizar a resposta do sistema de proteção.
“Nessa década de atividade, foram 80 mil boletins de ocorrência gerados ali, então a gente tem que dar sequência nesse trabalho, fortalecendo a resposta que esse equipamento pode dar para a sociedade sul-mato-grossense”, finalizou o governador.
A reunião foi um marco para alinhar esforços entre diversas esferas do poder público. Participaram do encontro os secretários Viviane Luiza (Cidadania), Antonio Carlos Videira (Justiça e Segurança Pública), Patrícia Cozzolino (Assistência Social e Direitos Humanos), Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica), além da subsecretária Manuela Bailosa (Políticas Públicas para Mulheres). O delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone, também esteve presente, junto ao presidente do Tribunal de Justiça de MS, desembargador Dorival Renato Pavan, à desembargadora Jaceguara Dantas Da Silva, líder da campanha #TodasPorElas, e ao procurador-geral de Justiça, Romão Avilla Milhan Junior.
Embora o encontro tenha sido importante para reunir as autoridades e discutir a problemática da violência contra a mulher, o governador e os secretários enfatizaram que mudanças reais são necessárias e urgentes. A violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul segue sendo um problema complexo, que exige uma resposta mais eficiente por parte do poder público.
O Governo de Mato Grosso do Sul segue em busca de soluções que garantam a segurança das mulheres e a redução do número de feminicídios, a partir de um modelo de atuação mais eficaz, alinhado com as demandas da sociedade e das vítimas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Destaque no Brasil, Campo Grande tem o melhor saneamento básico do Centro-Oeste
Leia Mais
HU-UFGD oferta 74 procedimentos em mutirão neste sábado
Leia Mais
Governo entrega 11 torres de videolaparoscopia para modernizar cirurgias em hospitais de MS
Leia Mais
Com apoio gratuito aos empresários, Sebrae/MS abre inscrições para o programa Brasil Mais Produtivo
Municípios