Campo Grande (MS), Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025

REFERÊNCIA NACIONAL

Pelo 4º ano consecutivo, Águas Guariroba vence Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento

06/12/2024

08:20

ASSECOM

Na noite desta quarta-feira (4), Campo Grande foi destaque no Estado do Rio de Janeiro. A Águas Guariroba foi contemplada com o troféu Quíron Diamante, na categoria AMEGSA – As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental Nível III classe Mundial, do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, considerado o “Oscar” do saneamento no país.

A premiação é aberta a todas as empresas de saneamento do Brasil, tendo participação massiva de concessionárias de diversos estados brasileiros. Neste ano, foram mais de 30 empresas inscritas, além da Aegea, Sabesp, Grupo Águas do Brasil, Sanepar, entre outras.

“Esse é um dos maiores prêmios do saneamento nacional e, pelo quarto ano consecutivo, estamos evoluindo e conquistando um troféu mais valioso. Isso mostra o avanço da concessionária na gestão de seus serviços de excelência”, comentou a diretora-executiva da Águas Guariroba, Francis Faustino.

A premiação utiliza o MEGSA – Modelo de Excelência em Gestão do Saneamento Ambiental como método de avaliação. Para definir os vencedores, a comissão do prêmio avalia todos os processos de gestão, evidenciando os estágios da concessionária nos critérios de excelência avaliados pelo prêmio, enfatizando as suas práticas de gestão e resultados.

“Durante a avaliação, nossas operações recebem examinadores, que analisam nossos processos e operações. Nossos serviços são de excelência e nossa gestão é, mais uma vez, premiada pelo PNQS. Mostra que traçamos um caminho correto na administração do saneamento da Capital e valorizamos a confiança que a população tem nos depositado”, pontua o diretor-presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim.

Referência nacional
A Águas Guariroba é referência nacional em gestão do saneamento. Em 2021, a concessionária foi premiada com o troféu Quíron Cobre, no nível B. No ano seguinte, com o troféu Quíron Bronze. E, no ano passado, saltou para o troféu Quíron Ouro, no Nível II.

Com serviços de água e esgoto já universalizados, Campo Grande ocupa a 2ª posição entre as capitais com melhores índices de saneamento do país, ficando atrás apenas de São Paulo. No ranking geral de 100 cidades brasileiras, Campo Grande ocupa a 17ª posição das cidades com melhor índice de saneamento básico do país.

O abastecimento de água está disponível para 99% da população, enquanto a cobertura de coleta e tratamento de esgoto é de 93%. A capital atingiu com nove anos de antecedência as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento. O laboratório de efluentes da concessionária foi o primeiro de Mato Grosso do Sul a receber a Acreditação do INMETRO (CGCRE) em sete processos de análise.

A concessionária também é referência nacional em seu programa de redução de perdas, que fez o índice cair de 56% para 19%, enquanto a média nacional passa dos 30% de perdas de água. O programa foi destaque nacional no 8º Prêmio Casos de Sucesso, realizado pelo Instituto Trata Brasil em 2024, em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Sobre o PNQS
O PNQS foi instituído em 1997 pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES para reconhecer as empresas do setor que se distinguem pela boa gestão dos serviços de saneamento. O prêmio se baseia nos critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade e se divide em cinco premiações.

A categoria SQF (Selo de Qualidade aos Fornecedores); AMEGSA (As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental); e as categorias que concorrem com cases de sucesso: IGS (Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental), PEOS (Prêmio Eficiência Operacional no Saneamento) e PGA (Prêmio de Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental).

A avaliação da empresa é realizada por meio de um relatório de gestão, enviado pela concessionária. Em seguida, ocorre uma avaliação in loco. Por fim, uma banca avaliadora pontua de acordo com os resultados das duas etapas anteriores.

São levados em consideração diversos critérios como prestação de serviços, operações, liderança, estratégia, clientes, sociedade, conhecimento, inovação e tecnologia, pessoas, processos, resultados organizacionais, entre outros.

Entre seus objetivos, o prêmio visa estimular a busca e a aplicação de boas práticas de gestão pelas organizações envolvidas com o setor de saneamento ambiental no país e reconhecer as organizações que se destacam pela utilização dessas práticas e que apresentem resultados competitivos de desempenho.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: