Campo Grande (MS), Sábado, 23 de Novembro de 2024

POLÍTICA

Lia Nogueira busca instalação de DEPCA para frear casos de estupro de vulneráveis em Dourados

23/10/2024

16:20

ASSECOM

@Divulgação

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para denunciar o aumento dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em Dourados. Durante o pronunciamento, ela também pediu a instalação de uma delegacia especializada para acolhimento e proteção das vítimas de abuso, nos moldes da DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente), que já atua na capital do Estado.

Lia Nogueira justificou seu pedido mostrando que a segunda maior cidade do Mato Grosso do Sul ocupa hoje a quinta posição no ranking nacional de violência contra crianças e adolescentes. Os dados apresentados pela deputada constam no Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024.

Com o crescente número de estupros de vulneráveis em Dourados, a parlamentar defende que os casos sejam conduzidos por uma delegacia especializada no trato exclusivo deste tipo de crime, possibilitando não apenas a apuração rigorosa e a penalização dos autores, mas a proteção e o amparo às vítimas. Atuamente, quem responde por esse tipo de ocorrência é Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM). 

“Os números são alarmantes e precisam ser combatidos com urgência, por meio de uma presença policial mais efetiva, além da implementação de políticas públicas de combate à violência, da punição rigorosa aos agressores e do acompanhamento profissional das vítimas e seus familiares”, afirmou a parlamentar.

A criação da delegacia especializada, proposta pela deputada, busca oferecer uma resposta mais rápida e efetiva aos casos de violência contra crianças e adolescentes, além de garantir uma rede de acolhimento mais ampla para as vítimas, muitas delas em situação de vulnerabilidade extrema.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: