ÁGUAS GUARIROBA
Prêmio Águas Guariroba de Jornalismo Ambiental celebra trabalhos que foram destaque em 2023
Premiação reconhece reportagens sobre meio ambiente e saneamento publicadas pela imprensa.
04/12/2023
11:40
ASSECOM
@Divulgação
A Águas Guariroba realizou na última sexta-feira (1) a 12ª Edição do Prêmio Águas Guariroba de Jornalismo Ambiental. Foram premiados 10 jornalistas com trabalhos inscritos nas categorias Webjornalismo, Telejornalismo, Jornalismo Impresso, Fotojornalismo e Radiojornalismo.
A premiação é realizada pela Águas Guariroba desde 2010, com o objetivo de incentivar a produção de reportagens sobre saneamento básico e suas relações com a saúde pública e o meio ambiente. “É um evento que já se tornou tradicional na cidade, um prêmio que já ganhou credibilidade. Mas, mais que isso, é um prêmio que incentiva a imprensa a discutir um tema que é muito caro para a sociedade: o saneamento. Além de saúde, saneamento é dignidade para as pessoas, é valorização imobiliária e a imprensa nos ajuda a levar essa discussão para a população, o que é fundamental”, pontua o diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira.
O prêmio valoriza e reconhece a importância do trabalho do profissional de imprensa na difusão de conhecimento em busca da sustentabilidade. “Esse prêmio traz a luz do cidadão campo-grandense todas as práticas ambientais realizadas na cidade, não só pela Águas Guariroba, mas por qualquer sociedade civil organizada. O prêmio pega todas essas matérias, empacota e traz para a sociedade. Premiamos o jornalismo e trazemos luz pra esse assunto tão importante, que é o meio ambiente”, reforça o diretor-executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim.
Antes da cerimônia de premiação, a concessionária fez uma homenagem ao motorista Simão Nogueira, que há quase 30 anos trabalha transportando jornalistas para a produção de reportagens, tornando-se um profissional admirado pelo companheirismo e dedicação aos colegas e ao trabalho. “Fico muito feliz e agradecido pelo reconhecimento. Espero continuar dando o meu melhor para que junto da equipe, possamos entregar o melhor para o nosso leitor e telespectador”, disse.
Ao todo, foram premiados dois trabalhos por categoria. Além do troféu e certificado, cada ganhador recebeu uma premiação no valor de R$ 10 mil para a primeira colocação e de R$ 5 mil para o 2º lugar em cada categoria.

“Nós convidamos jurados que não tem nenhum vínculo com a concessionária para olhar para os trabalhos de forma técnica, com olhar neutro. Foi um grande desafio, mas um desafio muito bom. A gente fica feliz em saber que a Águas Guariroba tem ajudado a contar a história do saneamento em Campo Grande”, afirma a gerente de comunicação da Águas Guariroba, Fabiana Simão.

Na categoria, telejornalismo, a TV Morena conquistou o 1º lugar com a reportagem “Ciclo sustentável: empresas de Campo Grande apostam no reuso para conservação de água”, da equipe representada pela jornalista Giovanna Dauzacker. “É uma sensação muito boa, porque o prêmio é uma motivação desde o início, desde quando você começa a pensar na pauta e ganhar esse reconhecimento é muito legal”, disse a vencedora.

De autoria do jornalista Anderson Viegas, a reportagem do G1 MS foi premiada na categoria webjornalismo foi: “Bacia do Guariroba supera a degradação e se torna exemplo de conservação e produção sustentável”.

Já na categoria radiojornalismo, o vencedor foi Rodrigo Nascimento, da rádio FM Cidade, com a reportagem “Uso de recursos hídricos em tempos de estiagem e ondas de calor”.
Em fotojornalismo, o trabalho vencedor foi do profissional Marcos Maluf, também publicada no jornal O Estado online, com o título “Água potável e rede de esgoto vão chegar a todas as escolas urbanas e rurais”.
Quem também levou o prêmio foi a jornalista Kamila Alcântara, do Jornal O Estado, que escreveu a reportagem: “Na periferia, escola pública ensina cuidado ambiental em laboratório a céu aberto”, na categoria jornal impresso. “É uma alegria muito diferente, que eu nunca tinha sentido antes, é o reconhecimento da profissão que eu amo, que eu escolhi exercer, e eu acredito que prêmios como esse nos deixam satisfeitos, nos deixam gratos e nos incentivam a continuar contando a história da nossa cidade”, finaliza.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Semana Nacional mobiliza doadores de medula óssea em todo o país
Leia Mais
Avanços sanitários, novos programas e articulação política marcam o agro de MS em 2025
Leia Mais
Teste vocacional auxilia jovens na escolha da carreira antes do vestibular
Leia Mais
Mulheres realizam ato simbólico em Ribas do Rio Pardo pela 39ª vítima de feminicídio em MS
Municípios