Campo Grande (MS), Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE

No Setembro Amarelo Carlão faz alerta sobre a conscientização e prevenção ao suicídio: “se precisar, peça ajuda!”

01/09/2023

14:35

JANAÍNA GASPAR

No Setembro Amarelo Carlão faz alerta sobre a conscientização e prevenção ao suicídio: “se precisar, peça ajuda!”

Nesta sexta-feira, dia 1º de setembro, começa a campanha “Setembro Amarelo”, que visa o Combate e Prevenção ao Suicídio, o vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, reforça a necessidade de conscientização sobre o tema, lembrando que em 2023 o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.

“O dia 10 deste mês é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas o mês todo visa a conscientização. Sou autor da Lei 5.613/13 dispondo sobre a Implantação de Medidas de Prevenção ao Suicídio nas Escolas Municipais”, afirmou Carlão.

Conforme explicou Carlão, a Lei visa alertar e promover o debate nas escolas e na comunidade acerca da questão do suicídio, suas possíveis causas e indicadores, auxiliando educadores, pais, familiares e outras pessoas a reconhecerem uma situação de risco.

“Principalmente porque os casos de suicídio e depressão na infância e adolescência estão cada vez mais comuns. Precisamos desmistificar o tema e buscar mecanismos para prevenir”, reforçou o presidente.

O suicídio é um grave problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.

“São estatísticas alarmantes e precisamos mobilizar toda sociedade com prevenção. Falar é sempre a melhor solução! Se precisar, peça ajuda!” Temos trabalhado para que o tema seja constante nos debates do Poder Legislativo Municipal, para que possamos ampliar a conscientização e encontrarmos mecanismos para a efetividade das políticas públicas de prevenção”, concluiu.

 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: