CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
No Setembro Amarelo Carlão faz alerta sobre a conscientização e prevenção ao suicídio: “se precisar, peça ajuda!”
01/09/2023
14:35
JANAÍNA GASPAR
No Setembro Amarelo Carlão faz alerta sobre a conscientização e prevenção ao suicÃdio: “se precisar, peça ajuda!â€
Nesta sexta-feira, dia 1º de setembro, começa a campanha “Setembro Amarelo”, que visa o Combate e Prevenção ao Suicídio, o vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, reforça a necessidade de conscientização sobre o tema, lembrando que em 2023 o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.
“O dia 10 deste mês é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas o mês todo visa a conscientização. Sou autor da Lei 5.613/13 dispondo sobre a Implantação de Medidas de Prevenção ao Suicídio nas Escolas Municipais”, afirmou Carlão.
Conforme explicou Carlão, a Lei visa alertar e promover o debate nas escolas e na comunidade acerca da questão do suicídio, suas possíveis causas e indicadores, auxiliando educadores, pais, familiares e outras pessoas a reconhecerem uma situação de risco.
“Principalmente porque os casos de suicídio e depressão na infância e adolescência estão cada vez mais comuns. Precisamos desmistificar o tema e buscar mecanismos para prevenir”, reforçou o presidente.
O suicídio é um grave problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.
“São estatísticas alarmantes e precisamos mobilizar toda sociedade com prevenção. Falar é sempre a melhor solução! Se precisar, peça ajuda!” Temos trabalhado para que o tema seja constante nos debates do Poder Legislativo Municipal, para que possamos ampliar a conscientização e encontrarmos mecanismos para a efetividade das políticas públicas de prevenção”, concluiu.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ilumina Pantanal recebe prêmio nacional e se consolida como modelo de energia limpa no Brasil
Leia Mais
Deputada Gleice Jane media roda de conversa sobre violência doméstica com estudantes indígenas da UFGD
Leia Mais
Caravana da Castração prepara atendimento em 17 municípios da 3ª região de MS
Leia Mais
Mato Grosso do Sul inaugura Centro de Inteligência do SUS para nortear ações em saúde pública
Municípios