ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Deputados de MS propõem baixar para quatro o mínimo de parlamentares por bloco
Três deputados fazem parte de uma comissão formada nesta terça-feira (7) para reavaliar o regimento interno
07/02/2023
13:20
MIDIAMAX
DÂNDARA GENELHU
©DIVULGAÇÃO
Os blocos parlamentares da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) poderão ser formados a partir de quatro deputados, caso o regimento interno seja modificado. A proposição será feita para comissão formada nesta terça-feira (7), na primeira sessão ordinária da Casa de Leis.
Integrante da comissão, o deputado Júnior Mochi (MDB) disse que deve propor alteração na formação dos blocos. Então, segundo ele, seriam necessários quatro parlamentares para a definição de um bloco.
“Hoje você pode indicar membros nas comissões se você tiver uma bancada de no mínimo quatro ou se você fizer um bloco e o bloco são minimamente oito deputados”, lembrou. Contudo, considera que quatro é suficiente para blocos.
“Já que a partir do quarto é permitida a bancada, pode ser permitida a junção de quatro deputados necessariamente não precisa ser na bancada. E você pode indicar um, já que o bloco com oito pode indicar dois”, explicou.
Assim, destacou que a essa “é uma alteração que é salutar, permite uma participação maior, uma discussão dos partidos para integrarem as comissões”. Por fim, considera que a exigência de quatro deputados proporcionaria “uma participação mais extensiva, para você não excluir ninguém. O bloco de oito se torna uma dificuldade maior”, pontuou.
Deputados reavaliam formato das sessões
Comissão formada por três deputados vai determinar se as sessões da Assembleia Legislativa em 2023 continuarão no formato híbrido ou se voltarão apenas de forma presencial. Deputados retomaram os trabalhos nesta terça-feira (7), após a sessão inaugural da semana passada que definiu a mesa diretora dessa legislatura.
Presidente da Alems, Gerson Claro (PP) iniciou a sessão anunciando a comissão. Junior Mochi (MDB), Pedro Pedrossian (PSD) e Pedro Kemp (PT) formam o grupo. Assim, a comissão irá analisar os detalhes do regimento interno para decidir sobre o formato das sessões.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Possibilidade de chuva e calor intenso nesta terça-feira (24)
Leia Mais
Ministério da Saúde destina R$ 60 mil para cinco bancos de leite em MS
Leia Mais
Tradição de Natal, panetone ganha espaço na mesa dos brasileiros
Leia Mais
Horários de funcionamento de estabelecimentos em Campo Grande nos dias 24 e 25 de dezembro
Municípios