DETRAN
Primeira CNH Social é entregue para professora que mora no Mário Covas
Kethelly fez a prova prática no dia 27 de janeiro pelo Centro de Formação Guaicurus
06/02/2023
09:20
CAMPOGRANDENEWS
IZABELA CAVALCANTI
Kethelly junto com o governador Eduardo Riedel e o presidente do Detran-MS, Rudel ©Divulgação/Detran
O Governo do Estado e o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) entregaram, na manhã desta segunda-feira (6), a primeira CNH Social. A contemplada foi a professora Kethelly Thais de Oliveira Magalhães, de 27 anos, moradora do Mário Covas.
Ela iniciou o processo pelo Centro de Formação Guaicurus, em novembro. Em janeiro começou as aulas práticas e fez o exame no dia 27 de janeiro, passando na primeira tentativa.
Tímida, Kethelly se limitou a dizer que tinha medo de tirar a carteira de habilitação, mas que desta vez conseguiu.
O presidente do Detran-MS Rudel Trindade relembra sobre o avanço do programa. “Levamos um susto na primeira convocação, convocamos 400 pessoas para começar a inscrição e apareceram 40. Esse fim de semana apareceram 600. A coisa começou a andar. Espero que o seu governo [Riedel] mantenha esse projeto com mais chamadas. Temos nessa semana mais cinco a serem entregues”, destaca.
No último sábado (4), o Detran realizou o primeiro mutirão da CNH Social, para atender 750 inscritos de Campo Grande. Deste total, 733 foram por ampla concorrência e 17 pelas vagas destinadas à PcD (Pessoa com Deficiência).
Programa
O CNH Social foi aprovado em dezembro de 2021. O programa paga todo processo da primeira habilitação, incluindo aulas práticas e teóricas, para 5 mil pessoas. O investimento previsto para o projeto é de R$ 15 milhões.
O objetivo é atender cidadãos de famílias carentes, que não têm condições de pagar os custos para ter acesso à carteira de habilitação.
Entre os critérios está fazer parte do CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal. Não tem direito a participar pessoas que tiverem cometido crimes na condução de veículo com sentença penal condenatória transitada e julgada, assim como aqueles que tiveram permissão para dirigir cassada.
Entra neste programa a habilitação nas categorias A, B ou AB, adição de categoria A ou B e mudança para as categorias C, D ou E.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Obras na BR-163/MS exigem atenção redobrada dos motoristas nesta segunda (25)
Leia Mais
Funsat realiza 'Super Quarta' com 150 vagas após feriado em Campo Grande
Leia Mais
Concurso inédito premia os melhores queijos artesanais de Mato Grosso do Sul durante a Ruraltur MS
Leia Mais
Tarifa de energia mais cara faz crescer procura por lavanderias como alternativa econômica
Municípios