Vereadores aprovam ampliação de promoções da Guarda e mais 15 projetos
15/03/2022
14:00
MILENA CRESTANI
©DIVULGAÇÃO
Vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande aprovaram 16 projetos na sessão ordinária desta terça-feira (15), entre eles proposta para ampliar o percentual de vagas para promoções de guardas municipais.
Em regime de urgência, em única discussão, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 798/22, de autoria do Executivo, permitindo ampliar as promoções de guardas municipais. Foram alterados os percentuais de servidores em cada classe, garantindo que mais guardas civis metropolitanos possam avançar na carreira. A proposta aprovada hoje promove alterações na Lei Complementar 358/19, que trata da carreira, organização, plano de cargos e sistema remuneratório, regime de trabalho e direitos da Guarda Civil Metropolitana.
A proposta prevê a estruturação em oito classes hierárquicas, com o total de cargos efetivos. Com a mudança proporcionada por este novo projeto, o percentual na segunda classe, por exemplo, passa de 20% do efetivo para 45%, seguindo com essas mudanças percentuais em cada classe. A Classe Especial, última da carreira, passa de 2% para 6%. A proposição levou em conta que a categoria da Guarda já contava com mais de dez anos de carreira sem qualquer tipo de promoção. A proposta recebeu duas emendas do vereador Valdir Gomes apenas para adequações técnicas, para sanar ressalvas apontadas pela Sub-Procuradoria de Assuntos Legislativos. A proposta não prevê impacto orçamentário nos próximos dois anos.
Ainda em única discussão e votação, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 10.496/22, do Executivo, que retifica o anexo único da Lei 6.774, de fevereiro de 2022, que dispõe sobre a consolidação e limitação dos cargos de provimento em comissão, destinados às atribuições de direção, chefia e assessoramento na Administração Pública de Campo Grande. A proposta não cria cargos, mas faz constar a tabela correta dos cargos de provimento em comissão.
Foi aprovado ainda o Projeto de Lei 10.535/22, de autoria da vereadora Camila Jara, que institui no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de Campo Grande o Dia de Enfretamento à Violência Política de Gênero, a ser comemorado no dia 14 de março. Na semana, o poder público, em parceria com a sociedade civil organizada, poderá desenvolver, promover e incentivar a realização de ações, palestras e seminários sobre Marielle Franco e a importância do enfrentamento e luta contra a violência política no município. O dia 14 remete à data de assassinato de Marielle Francisco da Silva, nascida em 27 de julho de 1979. Marielle Franco era uma mulher negra, lésbica, mãe, filha, irmã, esposa e cria do complexo da Maré, favela da Zona Norte do Rio de Janeiro. Socióloga, com mestrado em Administração Pública, foi eleita Vereadora pelo Rio de Janeiro. Até hoje, a justiça brasileira não conseguiu identificar os mandantes do crime. A proposta recebeu emendas da vereadora Camila Jara para adequações.
Os vereadores aprovaram ainda, em urgência, o Projeto de Lei 10.504/22, de autoria do vereador Valdir Gomes, que reestabelece de "Rua São Marcos" a denominação do trecho compreendido entre a Avenida Bandeirantes e Avenida Laudelino Barcelos, na Vila Jacy. Com isso, fica revogada a Lei 6.529, de 17 de dezembro de 2020, que alterou a denominação para Rua Idiran Santos Fernandes “Mineiro”.
Os vereadores aprovaram ainda, em turno único de discussão, em regime de urgência, o Projeto de Lei 10.531, do vereador Dr. Sandro Benites, que institui o Dia Municipal de Conscientização e Proteção ao Ciclista”, que deve ser comemorado, anualmente, no dia 10 de março.
Ainda, foram aprovados Projetos de Decreto Legislativo, concedendo título de visitante ilustre da cidade de Campo Grande. A primeira honraria, do projeto 2.352/22, é para o historiador Dr. Leandro Karnal que estará na Capital no dia 26 de março realizando palestra para os servidores da prefeitura. A outra homenagem, aprovada no Projeto 2.353/22, concede título para o administrador, professor e pesquisador em Administração e Negócios Mauro Kreus, atual presidente do Conselho Federal de Administração e o Coordenador do Fórum dos Conselhos Profissionais das Profissões Regulamentadas. A proposta é de autoria do vereador William Maksoud, assinada também pelos vereadores Otavio Trad, Ronilço Guerreiro e Carlos Augusto Borges, Carlão.
Mais dois Projetos de Decreto Legislativo concedendo título de visitante ilustre da cidade de Campo Grande foram aprovados. As propostas são do vereador Clodoilson Pires. O projeto 2.354/22 garante a honraria ao Pastor Luiz Felippe Valadão de Azevedo e o 2.355/22 ao Pastor Marcelo Carrasco Toschi.
Também de autoria do vereador Clodoilson Pires, assinado também pelo vereador Betinho, foi aprovado o Projeto de Lei 10.517/22 que declarada de Utilidade Pública Municipal o Instituto Ajude Ajudar, que desempenha o trabalho assistencial para o auxílio de crianças e suas famílias. A entidade existe há 24 anos e desenvolve uma série de atividades assistenciais.
Segunda discussão
Seis projetos foram aprovados em segunda discussão, na sessão desta terça-feira. Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 10.215/21, que autoriza o Poder Executivo Municipal a criar o Corredor Gastronômico, Turístico e Cultural do bairro Jardim Itamaracá. A proposta é do vereador Papy. Também de autoria do vereador Papy, foi aprovado o Projeto de Lei 10.234/21, que dispõe sobre o estímulo à logística reversa de resíduos sólidos através da criação de unidades privadas de gerenciamento e dá outras providências. O Município fomentará projetos de unidades de gerenciamento de resíduos sólidos passíveis de logística reversa, por meio de parcerias com associações, promoverem, na coleta ou processamento dos resíduos, a participação de pessoas em condição de vulnerabilidade social ou realizarem palestras e capacitação para o exercício da atividade.
Também será votado o Projeto de Lei 10.205/21, de autoria do vereador Otávio Trad, que institui o Dia Municipal das Pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação – AH/SD em Campo Grande, a ser comemorado em 25 de março. A data busca estimular a inclusão social e o debate para a construção de um sistema educacional que unifica, na mesma estrutura, o ensino regular tradicional e a educação especial.
Os vereadores aprovaram ainda o Projeto de Lei 10.261/21, que institui a data de 29 de agosto como Dia Municipal do Flashback, Passinho, DJs, Promoters e clubes da época. A proposta é dos vereadores Ademir Santana, Coronel Alírio Vilassanti, Gilmar da Cruz e Júnior Coringa.
Na sequência, também previsto na pauta, foi aprovado o Projeto de Lei 10.308/21, de autoria do vereador Junior Coringa, instituindo a Semana Municipal do Hip Hop e o Dia Municipal do Hip Hop, em Campo Grande. A data definida será 24 de janeiro.
Por fim, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 10.317/21, que institui o Programa Municipal de Qualificação Profissional de Campo Grande também será votado em primeira discussão. A proposta é do vereador Dr. Loester. O objetivo é a promoção da qualificação social e profissional, com prevalência na abrangência de comunidades periféricas, permitindo a inserção no mercado de trabalho.
As sessões acontecem, a partir das 9 horas, no Plenário Oliva Enciso, na Câmara Municipal, onde estão sendo adotadas todas as medidas de biossegurança como forma preventiva à Covid-19, como distanciamento e uso de máscaras. Também é possível acompanhar de forma on-line pelas redes sociais da Casa de Leis, no Youtube ou Facebook.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Semana Nacional mobiliza doadores de medula óssea em todo o país
Leia Mais
Avanços sanitários, novos programas e articulação política marcam o agro de MS em 2025
Leia Mais
Teste vocacional auxilia jovens na escolha da carreira antes do vestibular
Leia Mais
Mulheres realizam ato simbólico em Ribas do Rio Pardo pela 39ª vítima de feminicídio em MS
Municípios