Campo Grande (MS), Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024

Deputado Antonio Vaz apoia a causa da epilepsia no Estado

10/03/2022

09:55

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

A epilepsia é uma condição que afeta centenas de pessoas ao redor país e está envolta sob uma grande camada de desinformação e preconceito. A fim de combater o estigma que acompanha a doença e levar maior qualidade de vida àqueles que convivem com episódios de crise e necessitam de maior inclusão por parte da população, o deputado Antonio Vaz encaminhou em 2021 um Projeto de Lei que institui o “Março Roxo” em todo o estado de Mato Grosso do Sul. Atualmente, este PL já se tornou Lei trazendo uma grande conquista à luta no estado.

“A ideia deste Projeto de Lei foi trazida a mim pela professora Adriana, que é embaixadora da causa aqui no estado e atual presidente da Associação de Epilepsia - ABE/MS. Ela me contou algumas das maiores lutas e dificuldades vivenciadas pelas pessoas com epilepsia e suas famílias e eu me identifiquei muito com a causa. Hoje, o PL já se tornou Lei e isso nos dá uma alegria muito grande, porque já representa um avanço para esta causa tão importante”, disse o deputado Vaz sobre a importância da instituição da campanha para conscientização sobre a epilepsia.

Adriana, foi surpreendida em 2011 com o diagnóstico de Theo, seu filho de pouco mais de três anos, após um tombo, e desde então, ela tem buscado fortalecer o acesso ao conhecimento da população a respeito da doença, formas de tratamento e a inserção da pessoa com epilepsia em locais de acesso comum, como escolas, parques e locais de trabalho. Hoje, Adriana é Embaixadora da Epilepsia em Mato Grosso do Sul e busca levar mais entendimento sobre o assunto e conscientizar a população sobre o fortalecimento das intervenções públicas em prol das pessoas com epilepsia. 

Para saber mais informações sobre o trabalho desenvolvido pela Associação de Epilepsia e se juntar à causa, siga: https://instagram.com/abe.matogrossodosul?utm_medium=copy_link.

SOBRE A EPILEPSIA

A epilepsia é uma doença milenar que altera o funcionamento do cérebro humano através de uma descarga elétrica incomum realizada pelos neurônios, e que ocasiona a emissão inadequada de sinais ao cérebro. Quando ocorre essa alteração nos impulsos neurológicos, a atividade do cérebro se torna desordenada, gerando crises epilépticas que vão desde a convulsão, crises de consciência, quando o indivíduo tem leves “apagões” repentinos, e perda de consciência.

 

 

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: