Deputada Mara Caseiro comemora curso na UEMS e novos imortais na Academia de Letras
01/12/2021
11:20
FERNANDA KINTSCHNER
Deputada falou sobre o novo curso de Agricultura no campus de Mundo Novo
O campus de Mundo Novo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) passa a contar com o Curso de Agronomia, de acordo com a deputada Mara Caseiro (PSDB), que comemorou a notícia em discurso na tribuna durante sessão desta quarta-feira (1).
De acordo com a parlamentar, a medida é de suma importância para a Região Cone Sul. “Ter esse curso atendendo toda aquela região vai trazer um benefício muito importante. Somos da agricultura, é nossa identidade, uma região muito agricultável, então vai beneficiar os nossos jovens que não vão mais precisar buscar alternativas em outros municípios e até estados”, ressaltou.
Segundo Mara, as inscrições para o primeiro vestibular que irá oferecer as vagas no novo curso vão até o dia 20 de dezembro, para cursar já em 2022. “Quero parabenizar o Governo do Estado e toda equipe a UEMS, em nome do reitor Laercio de Carvalho e todos da unidade Mundo Novo, que fazem um trabalho com muito amor, não tenho dúvida que vai trazer benefícios”, pontuou.
Moções
A deputada ainda aproveitou a fala para apresentar duas Moções de Congratulações para os novos membros da Academia Sul-mato-grossense de Letras. Os imortais são a crítica literária Ana Maria Bernardelli e o artista plástico Humberto Espíndola, que substituem, respectivamente, Lélia Rita de Figueiredo Ribeiro, falecida em 2020, e o acadêmico Wilson Barbosa Martins, falecido em 2018.
“Esse reconhecimento decorre de obras que expressam toda a riqueza da nossa terra. Em razão da importância de reconhecer grandes cidadãos do nosso estado, apresento essa moção, com merecida homenagem a esses grandes artistas”, comentou Mara Caseiro.
Currículos
A poeta, ensaísta, crítica literária e palestrante Ana Maria Bernardelli é graduada em Letras, professora especialista em Literatura Brasileira e Portuguesa. Musicista certificada pelo Centro de Artes do Rio de Janeiro. Formada em Língua e Literatura Francesa pela Université de Nancy, França. Membro da Comissão sul-mato-grossense de Folclore. Durante três décadas, de 1974 a 2000, exerceu o magistério desde o ensino básico até a Universidade – onde priorizou o ensino de Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa. Publicou em 2014 a coletânea de poemas Emoções gota a gota, uma obra intertextual: poesia, pintura e música. Em 2017, coorganizou “101 Reinvenções”, uma Antologia de 101 poetas do MS, com poemas inspirados na poética de Manoel de Barros; em 2018, Prosas e Segredos da Morena, uma coletânea de contos baseados na cidade de Campo Grande MS; e “101 Reinvençõezinhas” – antologia de poemas infantis. Em 2020, lançou o livro de poemas: Na Trilha das Formigas.
Já Humberto Augusto Miranda Espíndola é escritor e artista plástico, primeiro Secretário Estadual de Cultura de MS (1987/90), detentor de relevantes prêmios culturais e artísticos. Autor do livro “Pintura e Verso” (Ed. Entrelinhas, 2017). É formado em jornalismo pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Católica do Paraná. Também crítico de arte, é membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte. Representou o Brasil na 10ª e 11ª Bienal Internacional de SP (1969-1971), 2ª Bienal de Medellín (Colômbia, 1972), 36ª Bienal de Veneza (Itália, 1972), 1ª Bienal Ibero-americana (México, 1978), 1ª Bienal de Havana (Cuba, 1984) e 2ª Bienal de Cuenca.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Qualificação de auditores do TCE-MS reforça eficiência e impacto social da fiscalização
Leia Mais
Sessão Solene celebra 126 anos de Campo Grande com entrega de honrarias
Leia Mais
Empreenda Bem Mulher promove semana gratuita de capacitação em Campo Grande
Leia Mais
Ponta Porã sedia evento sobre tendências econômicas e oportunidades de negócios
Municípios