Em quatro sessões ordinárias na semana, o dobro que o previsto, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) já impugnou o registro de 45 candidaturas aos cargos em disputa para as próximas eleições, ou seja, todas que foram analisadas pela Justiça.
Apesar da decisão de indeferir o registro dos candidatos, o Tribunal concede direito de novos recursos contra a sentença. O órgão recebeu um total de 162 pedidos de impugnação, a maioria oriundos da PRE (Procuradoria Regional Eleitoral). Eleitores, partidos e coligações completaram a relação de solicitações.
Nessa quinta-feira (31) o ex-deputado estadual e ex-comandante da Polícia Militar no Estado, Cel. Ivan, teve seu pedido de registro de candidatura negada pela Justiça Eleitoral. Entre os casos de maior destaque até hoje estão o do prefeito cassado de Campo Grande, e atual candidato ao Senado pelo Partido Progressista, Alcides Bernal, que já recorreu da decisão. O ex-prefeito de Ponta Porã, Flávio Kayatt, candidato a deputado estadual pelo PSDB, também teve seu registro de candidatura indeferido pelo Tribunal.
O TRE tem até a próxima terça-feira (5) para zerar os processos de impugnação de candidaturas. Todavia, a PRE explica que quem tiver o registro indeferido poderá recorrer da decisão. Enquanto aguarda o julgamento do recurso, pode continuar a campanha e seu nome será mantido na urna eletrônica.
Se o indeferimento for confirmado, o registro será negado. Se o registro foi realizado e, após, impugnado e indeferido, será cancelado. Se a decisão pelo indeferimento ocorrer após a eleição e a diplomação do candidato, o diploma será declarado nulo.
Fonte: campograndenews
por:Ludyney Moura
Foto: Divulgação
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.