Campo Grande (MS), Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026

ALERTA NACIONAL

Feminicídios atingem recorde no Brasil em 2025, com quatro mulheres mortas por dia

Dados do Ministério da Justiça mostram alta contínua desde a criação da tipificação do crime, em 2015

21/01/2026

08:00

REDAÇÃO

MARIA GORETI

Dados do Ministério da Justiça mostram crescimento contínuo dos casos de feminicídio no Brasil, que atingiram recorde em 2025, com média de quatro mulheres mortas por dia. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O número de feminicídios no Brasil atingiu um novo recorde em 2025. De janeiro a dezembro, foram registrados 1.470 casos, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O total supera o recorde anterior, de 2024, quando houve 1.464 ocorrências. Na prática, os números indicam que, no ano passado, quatro mulheres foram mortas por dia no país pelo fato de serem mulheres.

O cenário pode ser ainda mais grave. Os dados de dezembro do estado de São Paulo ainda não foram atualizados na base do governo federal, o que pode elevar o total nacional. As estatísticas são levantadas pelos governos estaduais e posteriormente consolidadas e divulgadas pelo Ministério da Justiça.

Mesmo sem os números completos do último mês de 2025, São Paulo lidera o ranking nacional de feminicídios, com 233 registros. Em seguida aparecem Minas Gerais, com 139 casos, e o Rio de Janeiro, com 104 mortes.

A tipificação do crime de feminicídio foi criada em 2015, quando uma mulher é assassinada em razão de sua condição de gênero. Naquele ano, foram registradas 535 mortes nessa circunstância. Em uma década, o crescimento foi de 316% ao se comparar os dados iniciais com os números de 2025.

Desde a criação da tipificação, a alta no número de casos tem sido constante. Ao todo, 13.448 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil ao longo dos últimos dez anos, o que representa uma média anual de 1.345 crimes.

No acumulado da década, São Paulo aparece novamente como o estado com mais registros, somando 1.774 feminicídios. Minas Gerais vem logo atrás, com 1.641 casos, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 1.019 ocorrências.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: