CALOR E ATENÇÃO AO TEMPO
Com alerta de chuvas intensas em 10 cidades, MS terá terça-feira de sol e altas temperaturas
Apesar do tempo firme na maior parte do Estado, calor intenso pode favorecer pancadas isoladas e queda na umidade do ar
20/01/2026
06:30
REDAÇÃO
Céu com variação de nuvens e calor intenso marcam a terça-feira em Mato Grosso do Sul, com alerta de chuvas intensas em dez municípios do Estado @Maria Goreti
Com dez municípios sob alerta de chuvas intensas, a terça-feira (20) será marcada pelo predomínio de tempo firme, sol e calor em Mato Grosso do Sul. De acordo com a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as temperaturas podem chegar a 35 °C em algumas regiões do Estado.
Em Campo Grande, o dia começou com céu nublado, mas a máxima não deve ultrapassar os 28 °C. Ao longo do dia, o sol aparece entre nuvens e o tempo segue estável na maior parte da Capital.
Mesmo com o predomínio do tempo seco, o calor intenso aliado às características típicas do verão pode favorecer a formação de pancadas isoladas de chuva. Essas precipitações devem ocorrer de forma rápida e localizada, com baixa probabilidade de tempestades acompanhadas de rajadas de vento em pontos específicos do território sul-mato-grossense.
Outro fator de atenção é a umidade relativa do ar, que deve apresentar queda significativa durante a tarde. Os índices podem variar entre 25% e 45%, exigindo cuidados redobrados com a hidratação e a saúde, principalmente de crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
Em relação às temperaturas, as mínimas previstas para Campo Grande ficam entre 20 °C e 22 °C, enquanto as máximas podem chegar a 32 °C. No sul do Estado e na região da Grande Dourados, os termômetros devem variar entre 18 °C e 33 °C. Já nas regiões Pantaneira e Sudoeste, o calor será mais intenso, com máximas que podem alcançar até 38 °C.
Alerta de chuvas intensas
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para chuvas intensas em dez cidades de Mato Grosso do Sul, válido até domingo (25). A previsão indica acumulado de até 50 milímetros por dia, além de ventos que podem atingir 60 km/h.
Os municípios sob aviso são Alcinópolis, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paranaíba, Pedro Gomes e Sonora. Segundo o Inmet, há baixo risco de quedas de energia, alagamentos e transtornos pontuais, mas a orientação é que a população acompanhe as atualizações meteorológicas e evite áreas de risco durante as chuvas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Detran-MS reduz valores dos exames médicos e psicológicos da CNH
Leia Mais
PT-MS reorganiza estrutura, cria grupo eleitoral e amplia diálogo para eleições
Leia Mais
MS se antecipa, alinha estratégias com municípios e reforça controle do Aedes aegypti para 2026
Leia Mais
Com inscrições até sexta-feira, UEMS divulga edital do Sisu com mais de 1,2 mil vagas
Municípios