|
prefeito Rogério Rosalin (PR) Foto: Francisco Britto |
Poucos dias depois de sua posse, que aconteceu no dia 23, o prefeito Rogério Rosalin (PR) já imprime com firmeza suas marcas como administrador de Figueirão e os bons resultados são bastante visíveis no cotidiano do município. As medidas de austeridade, somadas ao estilo pessoal de um homem afeito ao diálogo e acostumado aos desafios, começam a despertar na sociedade um sentimento de renovada confiança na superação das crises que vêm abalando a cidade nos últimos anos.
Rogério Rosalin afirma que a base mais sólida de sua governança é o compromisso de realizar uma gestão participativa, democrática e transparente, procurando investir corretamente os recursos públicos e evitar toda forma de desperdício. Estas diretrizes foram muito bem frisadas por Rosalin logo ao tomar posse do cargo, em prestigiada sessão na Câmara de Vereadores.
Ele foi investido no cargo em consequência de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que tornou sem efeito as eleições suplementares de 2013 e referendou o pleito regular de 2012. Como a eleição suplementar foi invalidada e o vencedor da disputa de 2012, Getúlio Barbosa, teve seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral, o TSE determinou ao Legislativo de Figueirão que fizesse a investidura do vice-prefeito.
No discurso de posse o novo prefeito já delineou suas prioridades e de que maneira iria governar para devolver ao povo e ao município a auto-estima e um rumo consistente de desenvolvimento. “Minha primeira atitude como prefeito é ver onde economizar”, disse. E descreveu alguns dos problemas que engessam a administração que herdou, como os contratos superiores a R$ 500 mil com empresas terceirizadas, o excesso de cargos em comissão (mais e 40) num quaro que abriga 266 funcionários e eleva a folha de pagamentos a meio milhão de reais, enquanto a arrecadação não passa de R$ 1,2 milhão/mês, em média.
A gratidão e o carinho pelos amigos e aliados também foram destacadas por Rogério Rosalin, que citou como um dos esteios de sua vida a experiência que teve como administrador da Fazenda 3R e a amizade e a relação com o proprietário, Rubens Catenacci, a quem fez comovente agradecimento. E foi contundente ao reiterar seus compromissos: “Temos várias ações para desenvolver nestes dois anos e vamos trabalhar muito para colocar em prática aquilo que apresentamos para a população. Sabemos que é uma missão árdua, mas vamos nos dedicar muito para fazer isso acontecer.”
Aos poucos, o renovado formato administrativo vai ganhando corpo em Figueirão. A rotina de trabalho é intensa e mobiliza todas as repartições. Os serviços básicos são retomados e a presença da população é cada dia mais forte para contribuir com a caminhada de Rogério Rosalin. O prefeito também estão em campo buscando fortalecer as antigas parcerias e atrair novos apoiadores para o progresso local. A valorização do funcionalismo público, a qualificação na prestação dos serviços e a abertura de amplas oportunidades de crescimento para toda a população estão incluídas entre as prioridades.
Comprometido com a geração de empregos e diversificação da economia, com foco especial no agronegócio e na modernização, Rogério Rosalin mostra-se disposto a investir mais no impulso aos setores produtivos, mantendo como áreas de total atenção a saúde, o ensino e a inclusão social. Com isso, acredita que em menos de dois anos terá condições de dar a Figueirão os resultados que não foram alcançados por causa da instabilidade política e gerencial dos últimos exercícios.
Da Redação