Campo Grande (MS), Sábado, 02 de Agosto de 2025

Dourados, MS: Vereadores conhecem funcionamento da UPA

17/04/2015

07:29

CMS


Coordena��o explica sobre a classifica��o de risco e reafirma a prioridade na urg�ncia e emerg�ncia


Vereadores visitaram a UPA 24h de Dourados
Foto: Thiago Morais

A estrutura de atendimento oferecido pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h foi conhecida por vereadores que visitaram o servi�o em Dourados. Eles receberam informa��es sobre a estrat�gia de funcionamento da unidade.

Compareceram para a visita os vereadores Madson Valente, Virginia Magrini, Sergio Nogueira, Idenor Machado, Bebeto, Pedro Pepa, Alan Guedes e Aguilera de Souza. Eles percorreram a unidade e receberam informa��es sobre como funciona a classifica��o de risco, distribui��o de pacientes e atendimento.

Para Pepa, que � presidente da Comiss�o de Sa�de da C�mara Municipal, a unidade oferece estrutura moderna e oferece todas as condi��es para que o paciente saia da UPA 24h realmente bem atendimento. Para ele, o �rg�o oferece n�o s� qualidade, mas representa um avan�o para a sa�de de Dourados em todos os sentidos.



Vereadores visitaram a UPA 24h de Dourados
Foto: Thiago Morais

�O que a gente fica satisfeito � que o servi�o da UPA � uma necessidade. A gente vem acompanhando desde o in�cio e a portaria que determina o funcionamento da unidade vem sendo cumprida � risca. � reflexo do avan�o que a sa�de vem tendo agora nesse momento que � �nico e exclusivo, e tem a participa��o da UPA que est� buscando n�o s� melhorar, mas efetivar a crescente desse avan�o para todos. A gente acredita que a unidade � um passo importante que a sa�de deu�, relata o presidente da comiss�o.

Um aspecto importante da UPA 24h que os vereadores conheceram e que demostra o cumprimento das regras federais pra o funcionamento da unidade � o sistema de classifica��o de risco, que determina que o paciente n�o � atendido por onde de chegada. A fila � estabelecida com base na urg�ncia do caso e quem est� numa situa��o mais grave, passa na frente e � atendido primeiro.

�A finalidade da UPA � o atendimento de urg�ncia e emerg�ncia, quem procura para os atendimentos eletivos, consultas simples, vai ser atendido, mas vai ficar esperando um pouco mais porque os casos mais graves v�o passar na frente. N�o existe fila longa na UPA, quem realmente precisa � atendido sem espera e sem demora�, explica o secret�rio de Sa�de, Sebasti�o Nogueira.

Quando o paciente chega � UPA 24h � preenchida a ficha de identifica��o e ele � encaminhado para a sala de classifica��o de risco, onde uma equipe qualificada realizada uma primeira consulta para determinar a urg�ncia do caso. A partir dessa avalia��o, o paciente � identificado com pulseiras coloridas que indicam esta gravidade.

As pulseiras s�o gradativamente nas cores azul, verde, amarelo e vermelho. Os casos identificados com as cores em azul s�o aqueles que n�o caracterizam de urg�ncia ou emerg�ncia e que podem ser atendidos em outros servi�os de sa�de. O verde � aquele caso sem gravidade e que pode esperar pelo atendimento, j� que n�o corre risco de morte.

Com rela��o � pulseira amarela, � oferecida aos pacientes que precisam de um atendimento com prioridade j� que � caso de urg�ncia, e o vermelho �queles que n�o podem esperar e necessitam de um atendimento imediato. Amarelo e vermelho s�o relativos �queles que passam a frente de todos quando precisam do atendimento.

�Esse sistema n�o � uma inven��o nossa, � uma determina��o do Minist�rio da Sa�de que n�s implantamos e temos conseguido realizar um bom atendimento com resolutividade dos casos�, relata o secret�rio de Sa�de, Sebasti�o Nogueira.

O secret�rio lembra que o pr�prio usu�rio pode contribuir para desafogar os servi�os e ser atendido de maneira mais �gil. Os casos identificados com pulseiras azuis, por exemplo, poderiam ser atendidos com tranquilidade pelas Unidades B�sicas de Sa�de, mais pr�ximas da casa do paciente. Ainda h� unidades abertas no per�odo noturno, a Seleta, Parque das Na��es II e Vila Vargas que realizam os atendimentos at� �s 22h.

�Se as pessoas que podem fazer uma consulta agendada, n�o necessariamente precisam ir direto � UPA, ser�o atendidas muito mais rapidamente se procurarem a unidade de sa�de�, relata Nogueira. Caso a pessoa n�o saiba onde procurar, pode se informar na pr�pria unidade ou na UPA, onde h� equipes preparadas para isso e material informativo para orienta��o.




Fonte: ASSECOM





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