ESPORTES
Seleções do Brasil são convocadas para o Mundial de Ginástica Artística
Primeiro evento do ciclo olímpico para LA2028 será realizado entre 19 e 25 de outubro em Jacarta, na Indonésia
10/10/2025
07:20
REDAÇÃO
Equipe brasileira feminina no Mundial de Jacarta contará com Júlia Coutinho, Flávia Saraiva, Júlia Soares e Sophia Weisberg – Foto: Divulgação/CBG
As seleções brasileiras feminina e masculina de ginástica artística estão definidas para o Campeonato Mundial de Jacarta 2025, que ocorre de 19 a 25 de outubro, na Indonésia. Este será o primeiro grande evento do novo ciclo olímpico, rumo aos Jogos de Los Angeles 2028, e servirá como base para a renovação das equipes nacionais.
No time feminino, a ausência mais sentida é da ginasta Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica do Brasil, que optou por não competir neste ano. A liderança do grupo ficará com Flávia Saraiva e Júlia Soares, medalhistas de bronze por equipes em Paris 2024, além das jovens Júlia Coutinho e Sophia Weisberg.
“Estou tendo a oportunidade de treinar com atletas dez ou onze anos mais novas do que eu. Eu e a Júlia Soares, que temos mais experiência, estamos aqui para ensinar. Não é hora de cobrança, mas de aprendizado e amadurecimento das jovens”, afirmou Flávia Saraiva, de 26 anos, que conquistou bronze no solo e prata por equipes no Mundial de 2023.
Já a equipe masculina será composta por atletas experientes e novos talentos: Arthur Nory, Caio Souza e Diogo Soares — todos com participações olímpicas — se juntam aos jovens Vitaliy Guimarães e Yuri Guimarães.
Equipe brasileira masculina no Mundial de Jacarta contará com Arthur Nory, Diogo Soares, Vitaliy Guimarães, Caio Souza e Yuri Guimarães - Divulgação/CBG
“O primeiro Mundial de cada ciclo é uma excelente oportunidade para renovar as equipes, retomar ritmo competitivo e apresentar novas séries. É um momento mais leve, sem a pressão das vagas olímpicas”, explicou Hilton Dichelli, coordenador da seleção masculina.
Diferente dos mundiais tradicionais, o evento em Jacarta não terá disputas por equipes, pois é focado em competições por aparelhos e no individual geral. Conhecido como “Mundial de especialistas”, a edição marca o início oficial da corrida olímpica e permite aos atletas testarem suas séries sob o novo código de pontuação da arbitragem internacional.
A expectativa da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) é promover um equilíbrio entre a experiência de nomes consagrados e o desenvolvimento de jovens talentos que poderão brilhar nos próximos ciclos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Agrinho inspira estudante de Corguinho a vencer a timidez e descobrir o mundo da comunicação
Leia Mais
Outubro Rosa: ALEMS reforça conscientização e prevenção como caminhos para vencer o câncer de mama
Leia Mais
Dia Mundial da Saúde Mental reforça importância do cuidado emocional e psicológico
Leia Mais
Ministério Público de Goiás entra com ação contra empresa de Virginia Fonseca por práticas abusivas
Municípios