Campo Grande (MS), Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025

ALMS / NOVO MARCO NA POLÍTICA

Lei institui Dia Estadual de Enfrentamento à Violência Política de Gênero em MS

Data de 30 de outubro homenageia Dorcelina Folador e promove conscientização sobre violência política contra mulheres

09/10/2025

07:50

REDAÇÃO

Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou a Lei Estadual 6.481/2025 que institui o Dia Estadual de Enfrentamento à Violência Política de Gênero. Foto: Luciana Nassar / Arquivo ALEMS

O dia 30 de outubro será oficialmente o Dia Estadual de Enfrentamento à Violência Política de Gênero em Mato Grosso do Sul, conforme estabelece a Lei Estadual 6.481, sancionada em 2025. A proposta é da deputada Gleice Jane (PT) e presta homenagem a Dorcelina Folador, professora, artista plástica, poeta e ativista social assassinada a tiros aos 36 anos, enquanto exercia o cargo de prefeita de Mundo Novo, em um crime motivado por violência política de gênero.

A lei tem como objetivos principais promover a conscientização sobre a violência política de gênero, incentivar a participação das mulheres na política e divulgar a trajetória, legado e história de Dorcelina Folador, cujo assassinato ocorreu em 30 de outubro de 1999.

De acordo com a norma, o Poder Executivo estadual poderá promover campanhas educativas, palestras, seminários e outras atividades voltadas à sensibilização da sociedade sobre a importância do enfrentamento à violência política de gênero.

Em diversas ocasiões na tribuna da Assembleia, a deputada Gleice Jane ressaltou a importância da luta contra a opressão e a desigualdade na política. “É comum termos o direito de fala negado e termos que brigar para ocupar espaços que aos homens são dados naturalmente, porque a política não foi feita para as mulheres”, afirmou.

A nova data reforça o compromisso de Mato Grosso do Sul em garantir igualdade de oportunidades e combater a violência que limita a participação feminina nos espaços de poder.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: