Campo Grande (MS), Domingo, 03 de Agosto de 2025

Ampliação do aeroporto de Dourados está na fase de licenciamento ambiental

17/06/2015

07:23

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Secretaria de Avia��o Civil diz que maiores ganhos de capacidade operacional ser�o os aeroportos de Dourados e Bonito 


Aeroporto de Dourados est� na fase de licenciamento, que � a �ltima antes da licita��o pelo Banco do Brasil - Foto: Assecom/Arquivo

A amplia��o do aeroporto de Dourados est� na fase de elabora��o do licenciamento ambiental, que antecede a licita��o da obra pelo Banco do Brasil. A informa��o foi confirmada pelos t�cnicos da SAC (Secretaria de Avia��o Civil) em visitas de dois dias ao Estado no final da semana passada. Outros seis aeroportos do Estado tamb�m est�o em est�gio avan�ado.

O coordenador-geral de Planejamento do PROFAA da Secretaria, Marcio Maffili, disse que o Banco do Brasil vai acompanhar a quest�o do licenciamento ambiental, que � feito pelo Governo do Estado, da forma como foi tratada nos outros Estados. No caso de Dourados o licenciamento est� em fase final.

A amplia��o ser� feita pelo PIL: Aeroportos (Programa de Investimento em Log�stica: Aeroportos) do Governo Federal. Maffili disse, por meio de release postado no site da SAC, que os maiores ganhos de capacidade operacional ser�o nos aeroportos de Dourados e Bonito, que poder�o receber aeronaves maiores ap�s o alargamento das pistas.

Aeroporto de Dourados est� na fase de licenciamento, que � a �ltima antes da licita��o pelo Banco do Brasil - Foto: Assecom/Arquivo

Os investimentos do governo federal contemplam reforma, recupera��o e amplia��o das infraestruturas de pista de pouso e decolagem, terminal de passageiros, p�tio de aeronaves, se��o contra inc�ndio, estacionamento de ve�culos e equipamentos de navega��o a�rea.

Nos �ltimos dias houve rumores do adiamento do programa por conta dos cortes de investimento no Governo Federal. Por�m era uma confus�o de programas. O suspenso foi o PDAR (Programa de Desenvolvimento da Avia��o Regional), que consistia em financiamento de assentos nas aeronaves para cidades menos atrativas. Com a mudan�a, a parte de investimento em infraestrutura persiste, mas a opera��o pelas companhias vai depender da viabilidade econ�mica existente em cada localidade.

Pelo projeto original, era previsto pelo PIL Aeroportos um investimento de R$ 36,854 milh�es do Fnac (Fundo Nacional da Avia��o Civil), aplicados pelo Banco do Brasil, no aeroporto de Dourados.

De acordo com o cen�rio aprovado pelo governo, a pista passar� para 2.125 metros de comprimento por 45 metros de largura, mais as Resas (�reas de seguran�a nas cabeceiras) com 90x90 metros. Ser� constru�da ainda uma nova taxiway (acesso � pista) e novo SCI (Servi�o de Combate � Inc�ndio).

O p�tio de estacionamento de aeronaves passar� dos atuais 9 mil m� para 16.880 m�, com 6 posi��es para embarque e desembarque simult�neos. O terminal de passageiros passar� dos atuais 971 m� para 1.210 m�.

Com isso, o aeroporto poder� receber aeronaves de at� 162 passageiros, como o Boeing 373-800, como 90% de PMD (peso m�ximo para decolagem) ou 71 toneladas. O estudo levou em considera��o a demanda de passageiros de 110 por hora em 2025 e 171 em 2035.

A opera��o ser� por instrumentos. Hoje j� � por instrumento, mas para aeronaves de at� 50 passageiros. Para aeronaves acima dessa lota��o a opera��o � parcial por instrumentos, utilizando-se o NDB (r�dio farol) e o Papi (rampa de luz), n�o sendo autorizado o sistema RNav (opera��o por GPS).



Fonte: ASSECOM






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