|
Uma palestra de sensibilização aos professores foi realizada nesta quinta-feira, 17, para apresentar o “Agrinho”. |
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, inseriu na grade escolar da Rede Municipal de Ensino, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o programa “Agrinho”. O Programa é de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do sul (FAMASUL), desenvolvido em parceria com o Governo Estadual e com a Prefeitura.
A apresentação do programa para os professores ocorreu na quinta-feira, 17, no Centro Pedagógico e Cultural Professor Agrício José Tolentino. A coordenadora do “Agrinho” de MS, Elizete Nunes Ramos, esteve no município para proferir uma palestra de sensibilização. “Percebemos que precisamos educar as nossas crianças para mudar a realidade. O SENAR atua com a educação profissional no campo e o Agrinho iniciou na zona rural para conscientizar os pais e agora está sendo estendido para todas as crianças”, disse Elizete.
|
A Prefeitura firmou convênio com o SENAR para desenvolver o programa com os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. |
O programa tem como tema “As coisas que ligam o campo à cidade e qual é o meu papel no mundo”. Serão trabalhadas em sala de aula sete temáticas que auxiliarão os professores a trabalharem com os alunos. Todo o material do programa é oferecido pelo SENAR. A Coleção Agrinho está idealizada para contribuir na formação de alunos e professores pesquisadores, como sujeitos fazedores da história atual. Sua proposta explora a interdisciplinaridade na perspectiva de superar a mera transversalidade de conteúdos e temas. É composta por nove materiais destinados aos alunos e dois livros didáticos dirigidos aos professores.
Como motivação aos professores e alunos um concurso será desenvolvido com as seguintes categorias: desenho, redação e escola. A ação premiará os três melhores colocados em cada categoria e escola.
Implantado no Estado em 2014, atualmente o programa conta com 40 municípios participantes.
“Este programa só vem agregar ferramentas para o professor desenvolver projetos em sala de aula com seus alunos, voltados à preservação do meio ambiente, à diversidade cultural, orientação sexual e vários outros temas que também são inseridos”, explicou a coordenadora.
Elizete Nunes agradeceu o apoio do Governo Municipal para o programa e enfatizou que o projeto foi inserido nas escolas estaduais do município, graças a um Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria Estadual de Educação.
O prefeito Robinho Samara acompanhou a apresentação do projeto aos professores e salientou que a inserção do “Agrinho” nas escolas municipais será um marco para a Educação de Aparecida do Taboado. “Programas como estes devem ser incentivados para que as nossas crianças sejam orientadas sobre diversas temáticas que contribuem no seu desenvolvimento social e educacional”, falou.
Para o secretário, Joaquim Donizete de Matos, o projeto contribuirá com temas transversais nos conteúdos programáticos dos professores.
Fonte: ASSECOM
Por: Luana Chaves