|
A primeira-dama Graciela Rosalin, representa o prefeito de Figueirão |
Direcionado à população rural e com benefícios diretos à comunidade quilombola, estudantes e pacientes do hospital municipal, o Programa Produzir Mais, acarretou no título de Prefeito Empreendedor, na categoria Pequenos Negócios do Campo ao gestor Rogério Rosalin (PSDB). Com apenas um ano à frente da Prefeitura de Figueirão, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Rosalin cadastrou propriedades rurais, estimulou a produção leiteira, mapeou 100% da zona rural, diagnosticando oportunidades e entraves da região. O prêmio organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS), foi entregue nesta quinta-feira (31).
Devido a compromissos agendados anteriormente Rosalin foi representado pela primeira-dama, Graciela Rosalin, juntamente com o Secretário de Agricultura, Fernando Barbosa. Segundo o prefeito, o reconhecimento veio para fechar um ciclo e estimular sua equipe à renovação. “Nesta semana completamos 365 dias de gestão e o prêmio vem para consagrar o momento e estimular a atual gestão a continuar inovando em prol do bem-estar da população”, comemora o prefeito.
Lançado em novembro de 2015 o Programa Produzir Mais tem como finalidade apresentar ferramentas de desenvolvimento da Agricultura Familiar, potencializando a vocação local ao agronegócio, principal fonte econômica do município. “O primeiro passo foi identificar pequenos produtores rurais interessados na iniciativa, em seguida cadastramos todos, e iniciamos as ações práticas com a a Associação de Moradores e Produtores Rurais da Comunidade Quilombola de Santa Tereza (Amprust), que atualmente produz 120 mil litros de leite, que são encaminhados a laticínios vizinhos”, esclarece o secretário, Barbosa.
|
Secretário de Agricultura, Fernando Barbosa e Graciela Rosalin |
Nesta primeira fase, a equipe cumpriu com 200 protocolos de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), de sêmen sexado de touros das raças holandesa e girolando, para aumentar o potencial de produção. Em seguida assistência técnica foram oferecidas aos agricultores familiares. Já no primeiro mês de 2016, 100% da zona rural de Figueirão foi digitalizada, com o objetivo de identificar lacunas e possíveis oportunidades.
Além do leite, frutas, verduras e legumes produzidos de forma orgânica, passaram a ser entregues na escola e hospital municipal, beneficiando a renda produtor e a alimentação de crianças e pacientes. Os mesmos fornecedores, neste ano passaram a contar com uma feira municipal para comercialização dos produtos da zona rural que vem sendo um sucesso no município.
Estimular o associativismo, instalar uma agroindústria para beneficiamento de leite e outros alimentos, aumentar a produtividade do solo e a renda familiar, bem como diminuir o exôdo rural também são objetivos do Programa Produzir Mais.
Fonte: ASSECOM
Por: Diego Silva