|
Foram imunizados 2.300 aparecidenses no “Dia D”, atingindo 100% das doses disponíveis - |
A Secretaria Municipal de Saúde acompanhou a Campanha Nacional 2016 de Vacinação contra a Influenza neste sábado, dia 30, com o “Dia D” em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e foi surpreendida com a procura pela vacinação. Em apenas sete horas e meia de campanha todas as 2.300 doses foram aplicadas.
|
Divulgação |
Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Eugênia Maria de Freitas Paiva, cada unidade ficou com 350 doses disponíveis e o CEM com 200 doses. A procura fez com que a Secretaria Municipal de Saúde atendesse, de imediato, 46% do público-alvo. A meta em Aparecida do Taboado é vacinar 4.957 pessoas, que são pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da saúde e portadores de doenças crônicas. “No município, temos a meta prevista de vacinar 1.435 crianças; 260 gestantes; 43 puérperas (até 45 dias após o parto); 2.704, idosos; 336 pessoas com doenças crônicas; e 179 trabalhadores da saúde”, detalhou.
|
Divulgação |
A chegada de mais doses está prevista para quinta-feira, 05. O município ainda precisa de 2.700 doses para atingir a meta de 100% de vacinação. “Por conta dos casos amplamente divulgados o pessoal fica apreensivo. Como já houve casos de óbito todos querem se vacinar, mas vale lembrar que serão disponibilizadas pelo Ministério da Saúde apenas doses para os grupos prioritários”, explicou.
A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica reforça que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe. Medidas de higiene devem ser tomadas, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas, o que facilita a transmissão de doenças respiratórias; cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, e utilizar álcool gel nas mãos.
|
Divulgação |
A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).
Os pontos de vacinação são todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e no Centro de Especialidades Médicas (CEM). Para se vacinar o cidadão deve apresentar a caderneta de vacinação em sua unidade de Saúde.
Fonte: ASSECOM
Por: Luana Chaves