SAÚDE OCULAR
Abril Marrom reforça importância do diagnóstico precoce para evitar perda de visão
Especialista alerta que problemas comuns, como miopia e astigmatismo, podem evoluir para doenças mais graves sem acompanhamento adequado
24/04/2026
08:00
REDAÇÃO
Com o encerramento de abril, mês marcado pela campanha Abril Marrom, o alerta para a saúde dos olhos ganha ainda mais destaque. A iniciativa chama a atenção para a prevenção da cegueira e a importância da reabilitação visual, especialmente diante de problemas que, embora comuns, podem trazer consequências sérias quando ignorados.
Entre as condições mais frequentes estão os erros refrativos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Essas alterações ocorrem quando a luz não é corretamente focalizada na retina, resultando em visão embaçada. Apesar de, na maioria dos casos, serem facilmente corrigidos com óculos, lentes de contato ou cirurgia, ainda figuram entre as principais causas de baixa visão no mundo.
De acordo com o oftalmologista Pedro Soriano, do Hospital de Olhos de Pernambuco, a falta de diagnóstico e acompanhamento adequado é um dos principais fatores que contribuem para o agravamento desses quadros. Ele explica que, embora geralmente considerados simples, os erros refrativos podem evoluir para complicações mais sérias.
A miopia elevada, por exemplo, aumenta o risco de doenças como descolamento de retina, glaucoma e degeneração macular. Já a hipermetropia em graus mais altos, especialmente em crianças, pode levar ao desenvolvimento de estrabismo e ambliopia, conhecida como “olho preguiçoso”. O astigmatismo irregular também pode estar associado a condições como o ceratocone, que provoca deformações na córnea.
O especialista destaca ainda que a falta de correção adequada pode causar prejuízos permanentes. Em crianças, problemas não tratados podem comprometer o desenvolvimento visual e até o desempenho escolar. Entre os sinais de alerta estão visão embaçada, dores de cabeça frequentes, cansaço ocular e dificuldade para ler ou enxergar à distância.
Outro fator que tem preocupado especialistas é o aumento do tempo de exposição a telas. O uso excessivo de celulares, computadores e tablets, aliado à redução de atividades ao ar livre, tem sido associado ao crescimento dos casos de miopia, principalmente entre o público infantil.
Apesar das opções de tratamento serem amplas incluindo óculos, lentes, cirurgias e até colírios específicos o diagnóstico tardio ainda é uma realidade para muitos brasileiros. A falta de acesso a consultas oftalmológicas e a ausência de triagens visuais, especialmente em escolas, contribuem para esse cenário.
A campanha Abril Marrom reforça uma mensagem essencial: cuidar da visão é cuidar da qualidade de vida. A recomendação dos especialistas é clara consultas regulares com oftalmologista são fundamentais para identificar problemas precocemente e evitar complicações que podem levar à perda permanente da visão.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Todos os municípios de MS concluem envio de dados do IEGM e fortalecem a gestão pública
Leia Mais
Interiorização da saúde aproxima pacientes do tratamento ortopédico especializado em Ribas do Rio Pardo
Leia Mais
Obras na BR-163 exigem atenção dos motoristas nesta sexta-feira
Leia Mais
Japão aposta em velocidade e talento coletivo para desafiar o Brasil no mata-mata
Municípios