CÂMARA PARTICIPATIVA
Câmara CG reforça compromisso com a proteção às mulheres ao aderir ao movimento #TodosPorElas
Iniciativa une os Três Poderes no enfrentamento à violência de gênero e pelo fim do feminicídio
21/10/2025
08:35
REDAÇÃO
Presidente da Câmara, vereador Papy, assina adesão ao movimento #TodosPorElas em nome do Legislativo municipal
A Câmara Municipal de Campo Grande oficializou, nesta segunda-feira (20), sua adesão ao movimento permanente #TodosPorElas, idealizado pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). A iniciativa interinstitucional une Judiciário, Executivo e Legislativo no combate à violência contra a mulher e na luta pelo fim do feminicídio.
O termo de adesão foi assinado pelo presidente da Casa de Leis, vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), que destacou o papel do Legislativo municipal na construção de políticas públicas de proteção.
“A Câmara de Campo Grande soma-se a esse movimento permanente de união e responsabilidade social. Não basta repudiar o feminicídio, é preciso agir, ampliar a rede de apoio e transformar a realidade com políticas públicas efetivas”, afirmou Papy.
Ele também relembrou ações já realizadas, como a criação da Procuradoria Especial da Mulher Vanessa Ricarte, instituída em fevereiro deste ano, em homenagem à jornalista vítima de feminicídio na capital.
“Dar o nome de Vanessa à Procuradoria é uma forma de lembrar que cada caso de violência exige ação concreta do Poder Público. É um compromisso permanente com a vida das mulheres”, reforçou o presidente.
A vereadora Luiza Ribeiro (PT) celebrou a adesão e ressaltou o papel da igualdade de gênero na prevenção de violências:
“A busca pela igualdade de gênero ajuda a afastar todas formas de violência, especialmente o feminicídio. Parabéns ao nosso presidente, que está sempre atento a essas boas oportunidades”, destacou.
Já a vereadora Ana Portela (PL) reforçou a importância da atuação conjunta entre os Poderes:
“Cada ação nesse sentido representa um passo concreto na defesa da vida das mulheres. Nosso mandato estará sempre comprometido com essa causa”.
Criado em agosto de 2024, o movimento #TodosPorElas entrou em nova etapa de mobilização em 2025, com foco em conscientização, capacitação e fortalecimento da rede de atendimento às mulheres. A campanha conta com apoio do TJMS, Governo do Estado, Assembleia Legislativa, e agora, da Câmara Municipal de Campo Grande.
A adesão reafirma o compromisso da Casa com a ampliação de políticas públicas, ações educativas e acolhimento às mulheres vítimas de violência, fortalecendo o trabalho interinstitucional pelo fim do feminicídio e a construção de uma sociedade mais segura e igualitária.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
FIEMS destaca papel da indústria no 3º Congresso dos Municípios de MS
Leia Mais
Lia Nogueira pede retomada de obra paralisada há mais de dois anos em Deodápolis
Leia Mais
Ponta Porã realiza duas sessões ordinárias nesta terça-feira
Leia Mais
Boulos assume ministério e promete levar governo às ruas
Municípios