GESTÃO / MUNICIPALISMO EM DEBATE
3º Congresso dos Municípios reúne lideranças para discutir eficiência na gestão pública
Com apoio do Governo do Estado, evento destaca boas práticas e fortalece integração entre municípios, promovendo desenvolvimento local com foco em saúde, educação e assistência social
21/10/2025
07:45
REDAÇÃO
Grandes nomes da economia, da inovação e da gestão pública participam, a partir desta segunda-feira (20), do 3º Congresso dos Municípios, considerado um dos maiores encontros municipalistas de Mato Grosso do Sul. Realizado pela Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e pelo Sebrae/MS, com apoio do Governo do Estado, o evento tem como foco o fortalecimento do municipalismo, promovendo integração entre gestores, legisladores e especialistas. O tema central desta edição é: “Eficiência na Gestão Pública: Saúde, Educação e Assistência Social para o Desenvolvimento dos Municípios de MS”.
Na abertura, o governador Eduardo Riedel destacou que as grandes transformações acontecem nos municípios e que a integração entre os poderes e o diálogo institucional têm sido decisivos para o bom desempenho do Estado. Riedel citou o papel do Tribunal de Contas, Ministério Público, Assembleia Legislativa e Executivo estadual como fundamentais para o ambiente de cooperação. “Cada projeto de lei e cada reivindicação têm consequência direta nos 79 municípios. É lá que discutimos e solucionamos os grandes desafios do Mato Grosso do Sul”, declarou.
O governador também apontou os resultados positivos da economia estadual, com destaque para a taxa de desocupação de apenas 1,9%, e reforçou que a manutenção do diálogo e da união entre os entes federativos é essencial para seguir avançando, mesmo em contextos econômicos desafiadores.
O presidente da Assomasul e prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli, afirmou que o congresso foi pensado para oferecer capacitação prática aos gestores e servidores públicos, destacando que a sociedade espera resultados visíveis em áreas como infraestrutura, saúde e educação. “Quando temos pessoas motivadas e comprometidas com um propósito, fortalecemos nossos municípios e, consequentemente, todo o Estado”, disse.
Durante a abertura, o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, reforçou a importância da boa gestão pública para o fortalecimento dos pequenos negócios. Segundo ele, quando as prefeituras criam ambientes favoráveis ao empreendedorismo, toda a economia local é beneficiada. Mendonça também anunciou o lançamento do Plano de Desenvolvimento dos Municípios, dentro do programa Cidade Empreendedora, abrangendo 35 cidades, além de um plano de governança com foco em gestão por resultados.
A programação do Congresso inclui painéis sobre reforma tributária, políticas públicas, inovação na saúde e educação, além do Painel Mulheres, que aborda o protagonismo feminino na administração pública, com a participação de prefeitas, primeiras-damas e lideranças femininas.
Entre os nomes de destaque presentes no evento estão Martha Gabriel, referência nacional em transformação digital; o filósofo Clóvis de Barros Filho; e o economista Ricardo Amorim, que ministrará a palestra magna “Economia em Transformação: Oportunidades e Desafios para os Municípios Brasileiros”.
Outros convidados confirmados incluem a ex-jogadora de basquete Hortência Marcari, o secretário das Cidades do Paraná Guto Silva, o procurador-geral de Justiça do MPMS Romão Ávila Milhan Júnior, o especialista em inovação em saúde David Maia de Oliveira e o consultor Junior Pattini, referência nacional em emendas parlamentares.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
FIEMS destaca papel da indústria no 3º Congresso dos Municípios de MS
Leia Mais
Lia Nogueira pede retomada de obra paralisada há mais de dois anos em Deodápolis
Leia Mais
Câmara CG reforça compromisso com a proteção às mulheres ao aderir ao movimento #TodosPorElas
Leia Mais
Ponta Porã realiza duas sessões ordinárias nesta terça-feira
Municípios