ENCONTRO DIPLOMÁTICO INTERNACIONAL
Lula se reúne com o papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano
Presidente discutiu temas como desigualdade, fé, fome e mudanças climáticas com o pontífice
13/10/2025
07:20
REDAÇÃO
Presidente Lula em audiência com o papa Leão XIV na Biblioteca do Palácio Apostólico, no Vaticano, nesta segunda-feira (13) © Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira (13) com o papa Leão XIV, no Vaticano. Foi o primeiro encontro entre os dois líderes, realizado na Biblioteca do Palácio Apostólico. A audiência teve como pauta central temas ligados à fé, combate à pobreza, fome e mudanças climáticas.
Em publicação nas redes sociais, Lula relatou ter conversado com o pontífice sobre “religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”. Ele elogiou a Exortação Apostólica Dilexi Te, recente documento divulgado pelo papa, destacando sua mensagem sobre a inseparabilidade entre fé e amor pelos mais pobres.
“Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, escreveu o presidente.
Lula também comentou com o papa sobre sua relação próxima com figuras importantes da Igreja Católica no Brasil, como dom Paulo Evaristo Arns, dom Hélder Câmara, dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga e dom Jaime Spengler, atual presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Durante o encontro, o presidente brasileiro abordou sua participação na reunião da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), também realizada nesta segunda-feira em Roma. Ele destacou o feito de retirar novamente o Brasil do Mapa da Fome em dois anos e meio de governo, além do lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que busca ampliar o debate para a arena internacional.
Lula aproveitou a ocasião para convidar o papa Leão XIV a participar da COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro de 2025, em Belém, no Pará. Segundo o presidente, a escolha da capital paraense representa um marco histórico, por ser a primeira vez que o evento acontecerá no coração da Amazônia.
“Por conta do Jubileu, o papa nos disse que não poderá participar, mas garantiu representação do Vaticano em Belém”, informou Lula.
Ainda de acordo com o presidente, Leão XIV manifestou a intenção de visitar o Brasil futuramente, embora sem data definida. “Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro”, afirmou.
Lula encerrou a mensagem mencionando o Círio de Nazaré e o Dia de Nossa Senhora Aparecida, comemorado no dia anterior, como exemplos da profunda religiosidade do povo brasileiro.
Acompanharam o presidente na audiência a primeira-dama Janja da Silva e os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Santa Casa de Campo Grande receberá mais de R$ 54 milhões em 2026 para enfrentar crise financeira
Leia Mais
Virada do ano exige atenção com fogos e caixas de som para evitar danos à audição
Leia Mais
Ana Castela e Zé Felipe anunciam término e movimentam redes sociais
Leia Mais
Veja dicas para se proteger da onda de calor que atinge o país
Municípios