Campo Grande (MS), Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025

ALMS / INCLUSÃO E DIREITOS

Assembleia vota projeto que amplia atendimento a pessoas com autismo em MS

Proposta inclui incentivo ao diagnóstico tardio de adultos e idosos com TEA para garantir acesso a tratamentos

18/09/2025

07:20

REDAÇÃO

Deputados estaduais analisam e votam os projetos durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de MS (Foto: Wagner Guimarães)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprecia nesta quinta-feira (18) um projeto que propõe mudanças importantes na legislação estadual voltada ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta será votada em segunda discussão durante a sessão ordinária, com início às 9h, aberta ao público e transmitida pelos canais oficiais da Casa de Leis.

De autoria do deputado Neno Razuk (PL), o Projeto de Lei 253/2024 altera a Lei Estadual nº 5.842, de 24 de março de 2022, que trata do atendimento multiprofissional para pessoas com TEA. O texto propõe a ampliação do escopo da legislação, incluindo o incentivo ao diagnóstico tardio em adultos e idosos, além do já previsto diagnóstico precoce. O objetivo é garantir acesso ao tratamento adequado, medicamentos e nutrientes a todos que necessitem, independentemente da idade em que o diagnóstico for feito.

“É uma atualização importante que reconhece que o autismo não se limita à infância. Muitos adultos e idosos vivem sem diagnóstico e, por isso, sem os cuidados necessários”, destacou o parlamentar.

Outros projetos em pauta

Além da proposta sobre o TEA, outros cinco projetos também estão previstos na Ordem do Dia:

  • Projeto de Lei Complementar 5/2025 – Altera dispositivos da Lei Complementar nº 93/2001 e trata do programa MS-Empreendedor, voltado ao fomento da industrialização, trabalho, emprego e renda no estado.

  • Projeto de Lei 237/2025 – Concede desconto para pagamento em parcela única do ITCD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) em determinadas condições.

  • Projeto de Lei 198/2025 – Do Poder Judiciário, trata da reorganização das serventias notariais e de registros na comarca de Cassilândia. Será apreciado em primeira discussão.

  • Projeto de Resolução 31/2025 – Institui a Medalha do Mérito da Juventude Anderson Barão e Luiz Torchetti, homenagem proposta pelo deputado Roberto Hashioka (União).

  • Projeto de Decreto Legislativo 6/2025 – Ratifica convênios, protocolos e ajustes no âmbito do CONFAZ, relacionados ao ICMS. Proposta da Mesa Diretora da ALEMS.

A população pode acompanhar a sessão presencialmente na sede da Assembleia ou por meio da TV ALEMS (canal 7.2 aberto e canal 9 da Claro NET), Rádio ALEMS FM 105.5, ou ainda pelas transmissões ao vivo via Facebook, YouTube e no site oficial da Casa.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: