Campo Grande (MS), Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025

ALMS / SEGURANÇA NAS UPAS

Deputada Lia Nogueira pede ação do Ministério Público e anuncia primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais da Saúde

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) cobrou uma resposta rápida das autoridades após o ataque ocorrido na madrugada do dia 16 de setembro na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Dourados, onde um paciente em surto causou destruição no local e colocou em risco a integridade de profissionais da saúde e pacientes.

16/09/2025

13:15

REDAÇÃO

UPA de Dourados foi palco de destruição e medo; parlamentares cobram proteção a trabalhadores da saúde. @DIVULGAÇÃO

Durante a sessão plenária desta terça-feira (16), a parlamentar apresentou um requerimento ao Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Romão Ávila Milhan Junior, pedindo rigor na apuração do caso e medidas para garantir mais segurança nas unidades públicas de saúde.

“Este episódio não pode ser tratado como um caso isolado. É um alerta. Nossos profissionais não podem trabalhar sob medo constante”, disse Lia.

Ataque expôs vulnerabilidade

O episódio de violência na UPA envolveu a destruição de equipamentos médicos, computadores, impressoras e mobiliário, além de ameaças físicas. Servidores relataram que se trancaram em um banheiro para evitar agressões, revelando o grau de insegurança enfrentado diariamente.

A deputada destacou que Mato Grosso do Sul é o segundo estado do Centro-Oeste com mais casos de violência contra profissionais da saúde, conforme dados do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Frente Parlamentar se reúne dia 24

Como resposta concreta, Lia Nogueira anunciou que a Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais da Saúde realizará seu primeiro encontro no dia 24 de setembro, às 14h, reunindo autoridades, entidades representativas e servidores para discutir soluções efetivas.

“Essa Frente nasce para unir forças, ouvir quem está na linha de frente e garantir segurança, valorização e dignidade a esses trabalhadores”, ressaltou a deputada.

Com a iniciativa, Lia reafirma seu compromisso com a pauta da saúde e reforça a necessidade de transformar indignação em ação institucional.

 

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: