SETEMBRO VERDE EM DESTAQUE
Semana Estadual da Acessibilidade é aberta com foco na inclusão e unificação de políticas públicas em MS
Evento promovido pela Secretaria de Cidadania reúne governo e sociedade civil em diálogo sobre direitos das pessoas com deficiência
15/09/2025
08:00
REDAÇÃO
Abertura da Semana Estadual da Acessibilidade reúne autoridades e sociedade civil para debater inclusão e políticas públicas em Mato Grosso do Sul. @DIVULGAÇÃO
Com o tema "Incluir é Semear Cidadania", teve início nesta segunda-feira (15) a Semana Estadual da Acessibilidade, evento que integra as ações do Setembro Verde em Mato Grosso do Sul. A abertura ocorreu às 13h30, no auditório da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), em Campo Grande, reunindo gestores públicos, representantes de entidades da sociedade civil e especialistas na pauta da inclusão.
A iniciativa está alinhada à Lei Estadual nº 5.611/2020, que institui oficialmente o Setembro Verde como mês de conscientização sobre acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no estado.
Durante o evento, foram apresentados dados estratégicos das políticas públicas em andamento por diversas secretarias estaduais, além de ações desenvolvidas por organizações não governamentais que atuam na promoção dos direitos das pessoas com deficiência. A proposta é dar visibilidade ao impacto dos serviços já ofertados, detalhando o número de pessoas atendidas e os municípios contemplados.
Integração como meta
Para a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Malu Fernandes, o encontro marca o início de um processo de integração entre o poder público e a sociedade civil, com foco em ações mais coordenadas e efetivas.
“Informação é a mais eficiente ferramenta de inclusão. Há muita gente trabalhando pelas pessoas com deficiência, e queremos iniciar um processo de unificação dessas políticas, praticando de fato a intersetorialidade”, afirmou Malu.
Segundo ela, embora haja esforços em diferentes esferas do governo, ainda existe uma fragmentação das ações. A expectativa é que o evento sirva como ponto de partida para unificar dados, ampliar a transparência e integrar as iniciativas em uma política pública mais coesa.
Serviço
A Semana Estadual da Acessibilidade segue com programação ao longo da semana e inclui painéis, rodas de conversa, oficinas e exposições, com participação de representantes de instituições públicas, movimentos sociais e pessoas com deficiência.
O evento é realizado no auditório da SEC, localizado na Av. Ceará, 984, bairro Vila Antônio Vendas, em Campo Grande.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Todos os municípios de MS concluem envio de dados do IEGM e fortalecem a gestão pública
Leia Mais
Interiorização da saúde aproxima pacientes do tratamento ortopédico especializado em Ribas do Rio Pardo
Leia Mais
Obras na BR-163 exigem atenção dos motoristas nesta sexta-feira
Leia Mais
Japão aposta em velocidade e talento coletivo para desafiar o Brasil no mata-mata
Municípios