SOLENIDADE DE POSSE
Com presença de 12 federações e CNA, Famasul reafirma compromisso com o agro do Brasil
Solenidade reforça representatividade, celebra conquistas da gestão reeleita e projeta novos desafios até 2029
14/09/2025
07:35
ASSECOM
A solenidade de posse da nova diretoria do Sistema Famasul, realizada nesta sexta-feira (12), em Campo Grande, reforçou o protagonismo da entidade no cenário nacional. O evento reuniu representantes de 12 federações estaduais da agricultura e pecuária, além de lideranças nacionais, parlamentares, sindicatos rurais e colaboradores da Casa Rural.
Marcado por emoção e reconhecimento, o encontro reconduziu Marcelo Bertoni à presidência da instituição. Em seu discurso, ele reafirmou a missão de garantir representatividade, segurança jurídica e sustentabilidade ao setor produtivo de Mato Grosso do Sul.
Além de Bertoni, a diretoria eleita conta com os produtores rurais Mauricio Saito, de Itaporã, como vice-presidente; Frederico Stella, de Aquidauana, como diretor-tesoureiro; e Fábio Olegário Caminha, de Maracaju, como diretor-secretário.
Participaram da cerimônia as federações de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo, além da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), representada por seu presidente, João Martins.
Em seu discurso, Bertoni destacou o sentimento de gratidão e responsabilidade ao assumir mais um mandato à frente da Famasul.
“O nosso compromisso permanece o mesmo, representar com força, agir com responsabilidade e entregar resultados para o produtor rural e para toda a sociedade. Trabalharemos para deixar um país mais justo, com um agronegócio sustentável, respeitado, que valoriza o meio ambiente e que assegura um legado aos nossos sucessores”, afirmou Bertoni.
O presidente relembrou conquistas da gestão 2021-2025, período em que o Sistema Famasul impactou diretamente a vida de milhares de pessoas. Entre os destaques estão a emissão de 222 mil certificados em cursos e programas do Senar/MS, a participação de 669 mil alunos no Programa Agrinho em mais de mil escolas, o atendimento de 35 mil pessoas nos programas de saúde do homem e da mulher rural, além da formação de 840 pessoas no Jovem Aprendiz Rural e mais de 2 mil alunos em cursos técnicos, distribuídos em 14 polos de ensino.
No campo da representatividade, a Famasul esteve presente em quase 300 conselhos e colegiados estaduais e nacionais, atuando em pautas decisivas como a aprovação do Estatuto do Pantanal, a lei do Marco Temporal, a defesa do direito de propriedade e a mediação de um acordo histórico entre produtores rurais e indígenas em Antônio João.
Emocionado, Bertoni relembrou a primeira junta de conciliação do Brasil que aconteceu entre indígenas e produtores rurais, na cidade de Antônio João. “A fazenda Barra foi símbolo de resistência e resiliência. Para nossa instituição, ficará para sempre um legado. Enquanto presidente da comissão nacional de assuntos fundiários da CNA, seguirei no diálogo e na busca pelo fim de conflitos que assolam os produtores de todo o Brasil”, destacou.
Desenvolvimento e futuro
A história da Famasul se mescla com a do próprio Mato Grosso do Sul, marcada por uma trajetória sólida e respeitada. O estado é hoje referência em produção sustentável e trabalha para se tornar carbono neutro até 2030.
Impulsionado pelo agronegócio, Mato Grosso do Sul lidera a projeção de crescimento do PIB acima da média nacional, resultado de oportunidades como geração de empregos, exportações e produtividade, com apoio das ações do Sistema Famasul.
“Somos capazes de avançar quando temos propósito e não abandonamos os valores. O estado cresceu, alcançou pleno emprego, atraiu novos investimentos e tem um ambiente de negócios cada vez mais favorável. Nossa estratégia está alicerçada em temas que o mundo demanda: segurança alimentar, transição energética e sustentabilidade, todos ligados ao agro. Estamos no caminho certo para transformar o Brasil no que queremos em 2026”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
As informações completas da gestão 2021-2025 da Famasul estão reunidas em um relatório digital, que apresenta dados socioeconômicos de Mato Grosso do Sul e de cada município, além das ações do Senar/MS e da Famasul em prol da representatividade dos produtores rurais. Confira aqui.
Reconhecimento e prestígio
O presidente da CNA, João Martins, destacou o trabalho realizado por Marcelo Bertoni e confirmou o convite para que ele integre a diretoria nacional na próxima gestão da Confederação.
“Eu admiro o trabalho do Marcelo. Algumas vezes disse que, se tivesse força para a próxima eleição da CNA, ele estaria na minha diretoria, e cumpri essa promessa. Temos de lutar para consertar este país. Não será fácil, em Brasília ou em qualquer outra federação, mas não percamos a esperança. Juntos vamos melhorar o Brasil”, afirmou Martins.
A senadora Tereza Cristina também enalteceu a trajetória de Bertoni. “Você é a maior e mais grata surpresa que tivemos nos últimos anos. Sua dedicação ao nosso estado e aos produtores rurais fez com que conquistasse respeito nacional. Hoje é reconhecido por liderar com firmeza e dar o norte para a agropecuária do país. Este é um dia muito feliz”.
Produtor rural desde 1989, Marcelo Bertoni acumula uma trajetória marcada pelo diálogo, pela defesa da sustentabilidade e pela busca da segurança jurídica no campo. À frente da Famasul desde 2021, levou a representatividade do agro sul-mato-grossense para os cenários estadual, nacional e internacional.
Reeleito para o quadriênio 2025-2029, ele reforça que suas prioridades continuam sendo a valorização dos produtores rurais, a inovação no campo e a consolidação da sustentabilidade como caminho para o crescimento do agronegócio em Mato Grosso do Sul e no Brasil.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS fecha acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Leia Mais
Ana Castela comemora 22 anos com surpresa romântica de Zé Felipe
Leia Mais
Arauco destaca coragem e responsabilidade ao comunicar ações sustentáveis durante a COP 30
Leia Mais
Sala Lilás é inaugurada em Pedro Gomes e reforça o enfrentamento à violência contra a mulher em MS
Municípios