CALOR EXTREMO EM MS
Fim de semana será de sol forte, temperaturas acima dos 40°C e umidade crítica
Sistema de alta pressão mantém tempo seco; risco de incêndios e problemas respiratórios aumenta no Estado
12/09/2025
06:30
REDAÇÃP
Termômetros devem marcar até 41°C no Pantanal e Norte do Estado, com umidade entre 10% e 30% @Roberto Malheiros
De sexta-feira (12) a domingo (14), o tempo segue firme em todo o Mato Grosso do Sul. A presença de um sistema de alta pressão atmosférica impede a formação de nuvens carregadas, afastando qualquer possibilidade de chuva e favorecendo o predomínio do sol e a rápida elevação das temperaturas, principalmente durante as tardes.
As regiões Norte, Pantaneira e do Bolsão devem enfrentar os maiores extremos, com termômetros podendo atingir os 41°C. No sudoeste e no Pantanal, as mínimas ficam entre 21°C e 25°C, com máximas que variam de 38°C a 41°C. Já nas regiões sul, Cone Sul e Grande Dourados, as mínimas oscilam entre 16°C e 19°C, e as máximas podem chegar a 34°C.
Em Campo Grande, a previsão indica mínimas entre 21°C e 23°C, com máximas de até 36°C. Na quinta-feira (11), a capital registrou a temperatura mais alta do ano: 38,7°C, recorde de calor a poucos dias do fim do inverno.
Além do calor intenso, a umidade relativa do ar deve variar entre 10% e 30%, níveis considerados prejudiciais à saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A condição aumenta o risco de desidratação, problemas respiratórios e incêndios florestais em diversas regiões do Estado.
Os ventos sopram do quadrante leste com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h, com possibilidade de rajadas ainda mais fortes em pontos isolados, o que pode agravar a propagação de focos de fogo.
Aquidauana registrou 41,2°C e foi a quarta cidade mais quente do país. Coxim, com 40,6°C, ficou na 11ª posição no ranking nacional. A previsão é que o calor continue nos próximos dias, com alerta para cuidados com a hidratação e exposição ao sol.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Empresários debatem oportunidades da Reforma Tributária e gestão de riscos trabalhistas no Roadshow Cebrasse Centro-Oeste
Leia Mais
EJA Mulher transforma vidas e oferece novos recomeços em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Junior Mochi reúne entidades para discutir efeitos de decreto federal sobre educação especial
Leia Mais
Mato Grosso do Sul amplia estrutura de mamografia e fortalece acesso ao diagnóstico precoce
Municípios