SAÚDE PÚBLICA
MS usa sistema digital para mapear força de trabalho na saúde
11/09/2025
08:35
REDAÇÃO
Plataforma nacional moderniza coleta de informações e fortalece o planejamento da força de trabalho em saúde
Mato Grosso do Sul deu início à fase de campo do Censo da Força de Trabalho na Saúde, que será realizado em 6.360 estabelecimentos públicos e privados do Estado. Para garantir a precisão e agilidade no levantamento, as equipes da Secretaria de Estado de Saúde (SES) contam com o Sistema Censo, plataforma informatizada desenvolvida pelo Ministério da Saúde.
O objetivo é mapear os profissionais que atuam em hospitais, unidades básicas de saúde, clínicas e serviços especializados, tanto do SUS quanto da saúde suplementar, subsidiando políticas públicas e estratégias de qualificação e distribuição da força de trabalho.
“Essa operação estadual é essencial para construirmos uma base de dados sólida e confiável, permitindo reconhecer os profissionais que muitas vezes não têm visibilidade”, explica Victor Hugo de Jesus Gutierre, da Coordenadoria de Gestão do Trabalho da SES.
O sistema possui validações automáticas, trilhas de auditoria e campos padronizados, assegurando rastreabilidade e integridade das informações. Os dados coletados incluem:
Ocupação
Vínculo empregatício
Jornada de trabalho
Situação funcional
A operação é dividida em perfis de acesso (recenseadores, gestores, coordenadores e centrais), com funções específicas de coleta, análise e validação. O envio das informações segue modelos preestabelecidos, respeitando a organização territorial de cada região.
Apesar da inovação, o engajamento das unidades ainda enfrenta desafios. A SES reforça que o Censo tem caráter exclusivamente informativo, sem qualquer ação de fiscalização, e é essencial para qualificar o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
Mato Grosso do Sul, ao lado do Distrito Federal, foi escolhido como estado-piloto da iniciativa, que será posteriormente expandida para todo o país. No MS, participam 33 recenseadores e 6 articuladores regionais, cobrindo as quatro macrorregiões de saúde.
A ação é conduzida em parceria com a UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e a Escola de Governo Fiocruz-Brasília, e marca um passo importante na modernização da gestão de recursos humanos no SUS.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Todos os municípios de MS concluem envio de dados do IEGM e fortalecem a gestão pública
Leia Mais
Interiorização da saúde aproxima pacientes do tratamento ortopédico especializado em Ribas do Rio Pardo
Leia Mais
Obras na BR-163 exigem atenção dos motoristas nesta sexta-feira
Leia Mais
Japão aposta em velocidade e talento coletivo para desafiar o Brasil no mata-mata
Municípios