Campo Grande (MS), Domingo, 09 de Novembro de 2025

HOMENAGEM EM RODOVIA

Trecho da MS-386 pode receber nome de Bentinho, pioneiro na região sul do estado

Projeto de Lidio Lopes propõe denominar via em homenagem a Bento José Muniz, primeiro morador do Distrito de Jacareí em Japorã

08/09/2025

10:45

REDAÇÃO

Deputado Lidio Lopes, autor da proposta, durante uso da palavra em sessão ordinária na Assembleia Legislativa de MS

Um dos pioneiros do sul do estado, Bento José Muniz, o Bentinho, poderá dar nome a um trecho da rodovia estadual MS-386, que passa pelos municípios de Japorã e Mundo Novo. A homenagem está prevista no Projeto de Lei 236/2025, apresentado pelo deputado estadual Lidio Lopes (sem partido) e que começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira, 5 de setembro.

Segundo o projeto, o trecho a ser denominado “Bento José Muniz” vai do entroncamento da MS-180 (Aldeia Porto Lindo) até o entroncamento com a BR-163, incluindo o Distrito de Jacareí e o Assentamento Indiana.

De acordo com Lidio Lopes, a iniciativa busca reconhecer a trajetória de Bentinho, que chegou à região em 1953, acompanhado da esposa Benta Maria das Dores Muniz e de seus filhos, sendo a primeira família a se fixar no atual território do distrito de Jacareí, no município de Japorã.

Nascido em 1905 em Guanambi (BA), Bentinho atuou como delegado em Piacatu (SP), mas optou por deixar a carreira policial e iniciar uma nova vida no então território sul-mato-grossense. Com forte espírito comunitário, ele contribuiu diretamente para o início do povoamento e do desenvolvimento socioeconômico da região.

“Este projeto de lei tem por finalidade prestar uma justa e merecida homenagem in memoriam ao senhor Bento José Muniz, que dedicou sua vida ao bem-estar da população sul-mato-grossense”, justificou o parlamentar.

A família Muniz formou uma ampla rede de descendentes, com oito filhos, 47 netos e 76 bisnetos, muitos dos quais ainda vivem na região, preservando os valores e a história deixados por Bentinho.

Após a leitura em plenário, o projeto segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável, seguirá os trâmites legais dentro da ALEMS.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: