INOVAÇÃO NOS BIOMAS DE MS
Inova cerrado e inova pantanal realizam imersão com empreendedores do módulo tração
Sebrae/MS e Governo do Estado promovem aceleração de startups com foco em bioeconomia e desenvolvimento sustentável
08/09/2025
09:25
REDAÇÃO
Empreendedores participaram de atividades práticas no início do módulo tração dos programas Inova Cerrado e Inova Pantanal, com foco em vendas e inteligência artificial
Startups e pequenos negócios participantes dos programas Inova Cerrado e Inova Pantanal deram início, nesta sexta-feira (5), ao módulo tração com uma imersão prática em Campo Grande. A ação marca a nova etapa dos programas de aceleração, voltados ao fortalecimento da bioeconomia nos biomas do Cerrado e do Pantanal, com foco no uso sustentável dos recursos naturais e na inovação regional.
As iniciativas são promovidas pelo Sebrae/MS e pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), com execução da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia). O encontro reuniu os representantes das 80 empresas selecionadas para capacitação intensiva, mentorias e conexões estratégicas com o mercado.
![]()
O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc e conselheiro do Sebrae/MS, Ricardo Senna, destacou a importância dos programas como instrumentos para impulsionar a bioeconomia em Mato Grosso do Sul. “Apoiamos empreendedores que transformam conhecimento em soluções reais. Esse encontro é um marco prático do que a inovação pode fazer pelos nossos biomas”, afirmou.
Já o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo, reforçou a relevância do ecossistema de inovação no Estado. “O módulo tração marca o início de uma fase crucial. As bolsas de estímulo à inovação estão sendo liberadas, e os empreendedores começam a colocar seus projetos no mercado. Isso só é possível com uma rede de apoio robusta, como a que temos em Mato Grosso do Sul”, pontuou.
![]()
Márcio Pereira enfatizou como a presença de um Ecossistema de Inovação é fundamental para o desenvolvimento de soluções inovadoras.
A gerente de Competitividade e Inovação do Sebrae/MS, Isabella Montello, também ressaltou o avanço do Estado na área de bioeconomia. “Tivemos recorde de inscritos nos dois programas. Isso mostra o quanto MS está pronto para liderar um modelo de economia mais sustentável e inovador, valorizando suas vocações naturais”, disse.
A programação do dia contou com o módulo “Máquina de Vendas” pela manhã, e à tarde os participantes acompanharam um workshop sobre Inteligência Artificial aplicada ao empreendedorismo. O encerramento foi marcado por um momento de integração entre os empreendedores, reforçando a importância da colaboração entre negócios inovadores.
Cada empresa participante recebe uma bolsa de estímulo à inovação no valor de R$ 6,5 mil mensais por seis meses, além de mentorias e suporte técnico para escalar suas soluções.
Os programas acompanham Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs) que atuam com foco em sustentabilidade e conservação da biodiversidade local. A meta é transformar o Cerrado e o Pantanal em territórios-referência em inovação sustentável.
De acordo com o analista-técnico do Sebrae Nacional, Gabriel Póvoa, MS é destaque no cenário nacional. “O nível de maturidade dos empreendedores aqui é impressionante. O que está sendo feito em Mato Grosso do Sul serve de exemplo para o Brasil”, avaliou.
![]()
A empreendedora Aparecida Ponte, da empresa Ecovita, compartilhou sua vivência com o programa. “Estamos inovando com um viveiro de mudas nativas usando o paperpot, uma técnica biodegradável. O Sebrae tem sido um parceiro em cada etapa dessa caminhada”, afirmou.
Já a CEO da PluGreen, Emília Freitas, também celebrou os resultados. “Na PluGreen unimos tecnologia, meio ambiente e impacto social. Estamos no programa desde a fase de ideação, e o apoio do Sebrae foi fundamental para validar e desenvolver o nosso negócio”, declarou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Campanha da Black Friday da Energisa MS permite negociar contas atrasadas com até 80% de desconto
Leia Mais
BR-163/MS segue com serviços de ampliação e manutenção nesta quinta-feira
Leia Mais
A importância da troca adequada de velas de ignição para o bom funcionamento do motor
Leia Mais
GGIT: atuação integrada reflete na redução da mortalidade no trânsito em Campo Grande
Municípios