VIOLÊNCIA DE GÊNERO | RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA
Grupo Pereira formaliza adesão à campanha #TodosPorElas em parceria com o TJMS
Ação conjunta busca ampliar o enfrentamento à violência contra a mulher e promover uma cultura corporativa de acolhimento e respeito
18/08/2025
08:35
redação
Presidente do Grupo Pereira, Beto Pereira, ao lado da desembargadora Jaceguara Dantas: parceria entre iniciativa privada e Judiciário reforça rede de apoio contra o feminicídio. (Foto: Divulgação/TJMS)
O Grupo Pereira, uma das maiores redes varejistas do país, oficializou sua adesão à campanha #TodosPorElas, promovida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). O compromisso foi firmado na última quarta-feira (13 de agosto), em uma ação que busca mobilizar empresas, poder público e sociedade civil no enfrentamento à violência doméstica e à erradicação do feminicídio.
Com mais de 22 mil colaboradores em sete estados — a maioria mulheres —, o Grupo iniciou ações internas de conscientização nas lojas Comper e Fort Atacadista, e prepara um calendário de atividades que se estenderá até 2025, incluindo vídeos institucionais, campanhas internas, distribuição de conteúdos educativos e um canal exclusivo para denúncias via QR Code.
Para a desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, coordenadora da campanha, o engajamento empresarial é crucial:
“O enfrentamento à violência contra a mulher não pode ser responsabilidade exclusiva do Estado. Precisamos da junção de esforços de todos: poder público, empresas e cidadãos.”
Somente em 2024, 23 feminicídios foram registrados em MS, além de 41 tentativas. “É urgente mudar essa realidade e a cultura que ainda legitima a violência de gênero. Isso se faz com punição, mas também com educação e prevenção”, completou a magistrada.
Durante a solenidade, o presidente do Grupo Pereira, Beto Pereira, ressaltou que o valor do respeito é inegociável na cultura da empresa:
“Cresci vendo meu pai tratar minha mãe com absoluto respeito. Esse exemplo é o que levamos para dentro da organização. Se um colaborador tem um problema, a empresa também tem.”
Ele destacou a importância da escuta ativa por parte das lideranças e do acolhimento como ferramenta de transformação:
“Às vezes, um gesto pode salvar uma vida. Queremos que nossos líderes saibam que cuidar de pessoas vai muito além da função profissional.”
Iniciativa da Coordenadoria da Mulher do TJMS, em parceria com o Poder Executivo e a Assembleia Legislativa, a campanha busca mobilizar diferentes esferas da sociedade na prevenção e erradicação do feminicídio. O objetivo é usar a força da comunicação para sensibilizar, educar e transformar comportamentos.
Com 63 anos de história, o Grupo Pereira está presente em sete estados brasileiros e no Distrito Federal, com 173 unidades de negócio entre supermercados, atacarejos, farmácias, distribuidoras e serviços financeiros. É pioneiro em políticas de inclusão, sendo o primeiro varejista brasileiro a receber o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), por promover a contratação de profissionais com mais de 50 anos. A empresa também é referência em práticas socioambientais e responsabilidade corporativa.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lei que amplia isenção do Imposto de Renda será sancionada por Lula
Leia Mais
MS terá protocolos de atendimento de emergência para pessoas com TEA
Leia Mais
TCE-MS edita norma para garantir rastreabilidade e publicidade total das emendas parlamentares
Leia Mais
Quatro matérias serão apreciadas na sessão ordinária desta quarta-feira
Municípios