VIOLÊNCIA DE GÊNERO | RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA
Grupo Pereira formaliza adesão à campanha #TodosPorElas em parceria com o TJMS
Ação conjunta busca ampliar o enfrentamento à violência contra a mulher e promover uma cultura corporativa de acolhimento e respeito
18/08/2025
08:35
redação
Presidente do Grupo Pereira, Beto Pereira, ao lado da desembargadora Jaceguara Dantas: parceria entre iniciativa privada e Judiciário reforça rede de apoio contra o feminicídio. (Foto: Divulgação/TJMS)
O Grupo Pereira, uma das maiores redes varejistas do país, oficializou sua adesão à campanha #TodosPorElas, promovida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). O compromisso foi firmado na última quarta-feira (13 de agosto), em uma ação que busca mobilizar empresas, poder público e sociedade civil no enfrentamento à violência doméstica e à erradicação do feminicídio.
Com mais de 22 mil colaboradores em sete estados — a maioria mulheres —, o Grupo iniciou ações internas de conscientização nas lojas Comper e Fort Atacadista, e prepara um calendário de atividades que se estenderá até 2025, incluindo vídeos institucionais, campanhas internas, distribuição de conteúdos educativos e um canal exclusivo para denúncias via QR Code.
Para a desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, coordenadora da campanha, o engajamento empresarial é crucial:
“O enfrentamento à violência contra a mulher não pode ser responsabilidade exclusiva do Estado. Precisamos da junção de esforços de todos: poder público, empresas e cidadãos.”
Somente em 2024, 23 feminicídios foram registrados em MS, além de 41 tentativas. “É urgente mudar essa realidade e a cultura que ainda legitima a violência de gênero. Isso se faz com punição, mas também com educação e prevenção”, completou a magistrada.
Durante a solenidade, o presidente do Grupo Pereira, Beto Pereira, ressaltou que o valor do respeito é inegociável na cultura da empresa:
“Cresci vendo meu pai tratar minha mãe com absoluto respeito. Esse exemplo é o que levamos para dentro da organização. Se um colaborador tem um problema, a empresa também tem.”
Ele destacou a importância da escuta ativa por parte das lideranças e do acolhimento como ferramenta de transformação:
“Às vezes, um gesto pode salvar uma vida. Queremos que nossos líderes saibam que cuidar de pessoas vai muito além da função profissional.”
Iniciativa da Coordenadoria da Mulher do TJMS, em parceria com o Poder Executivo e a Assembleia Legislativa, a campanha busca mobilizar diferentes esferas da sociedade na prevenção e erradicação do feminicídio. O objetivo é usar a força da comunicação para sensibilizar, educar e transformar comportamentos.
Com 63 anos de história, o Grupo Pereira está presente em sete estados brasileiros e no Distrito Federal, com 173 unidades de negócio entre supermercados, atacarejos, farmácias, distribuidoras e serviços financeiros. É pioneiro em políticas de inclusão, sendo o primeiro varejista brasileiro a receber o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), por promover a contratação de profissionais com mais de 50 anos. A empresa também é referência em práticas socioambientais e responsabilidade corporativa.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
"PMs que faziam segurança de influenciador são presos por chacina na Paraíba"
Leia Mais
Desemprego: menor taxa da série histórica (5,8%) se reflete na queda em 18 das 27 UF e estabilidade em nove estados
Leia Mais
Governador, CEOs e especialistas estão em Três Lagoas para o Congresso Florestal nesta segunda (18)
Leia Mais
Atvos abre mais de 40 vagas para cursos gratuitos de Caldeiraria e Soldagem em Deodápolis (MS)
Municípios