Campo Grande (MS), Quarta-feira, 06 de Agosto de 2025

ALMS / EDUCAÇÃO E CIDADANIA

Gleice Jane celebra os 20 anos da UFGD como símbolo de inclusão, desenvolvimento e democracia

Durante sessão plenária, deputada destaca papel da universidade na transformação social e reforça importância da educação pública no interior de MS

06/08/2025

07:45

REDAÇÃO

Conforme a parlamentar, a UFGD tem sido fundamental para o avanço da educação superior, da pesquisa, da extensão universitária (Foto: Wagner Guimarães)

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (5), a deputada estadual Gleice Jane (PT) prestou uma homenagem pelos 20 anos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, a parlamentar leu uma moção de congratulação e exaltou a trajetória da instituição como ferramenta de construção democrática e vetor de desenvolvimento regional.

“A UFGD tem sido fundamental para o avanço da educação superior, da pesquisa, da extensão universitária e do desenvolvimento socioeconômico e cultural de Dourados, do Cone Sul e de todo o Mato Grosso do Sul”, afirmou a deputada em discurso emocionado.


🌱 Compromisso com o futuro e as origens

Gleice Jane também destacou o papel da UFGD frente aos desafios do presente e do futuro. Segundo ela, a universidade projeta-se para os próximos 20 anos atenta às transformações tecnológicas, climáticas e econômicas, mantendo-se fiel a sua missão social.

“A universidade carrega o propósito de construir, junto às comunidades, uma ‘terra sem males’ — conceito ancestral dos povos Guarani e Kaiowá que inspira inclusão, sustentabilidade e justiça social”, pontuou.

A deputada relembrou sua militância estudantil e a luta popular pela criação da universidade, ainda durante o primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “A UFGD nasceu de um pedido feito ao presidente por uma jovem estudante. Tive o privilégio de acompanhar esse processo desde os movimentos que reivindicavam uma instituição federal de ensino superior em Dourados”, disse Gleice Jane, homenageando também os ex-deputados João Grandão e Laerte Tetila, importantes articuladores do projeto.

 Duas décadas de crescimento e inclusão

Criada em 29 de julho de 2005 pela Lei Federal nº 11.153, a UFGD foi estruturada a partir do antigo CEUD/UFMS (Centro Universitário de Dourados) e se consolidou como exemplo de interiorização do ensino superior e de compromisso com a diversidade.

Nestes 20 anos, a instituição passou por ampla expansão:

  • Cursos de graduação: de 12 para 40

  • Programas de pós-graduação stricto sensu: de 4 para 39 (25 mestrados e 14 doutorados)

  • Estudantes matriculados: de 1.200 para mais de 8 mil

  • Docentes: 620 | Técnico-administrativos: mais de 900

Nesse período, a UFGD já formou:

  • 13 mil bacharéis e licenciados — com 60% de mulheres

  • 550 estudantes indígenas, sendo 400 deles pela Faculdade Intercultural Indígena (FAIND)

  • 3.500 mestres e 750 doutores

A universidade conta atualmente com 12 unidades acadêmicas e ações que beneficiam diretamente 34 municípios da região sul do estado, com impactos positivos na geração de emprego, renda, inovação e na superação das desigualdades sociais.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: