CHUVAS E VENTOS FORTES
Instabilidade climática marca o fim de semana em Mato Grosso do Sul com chuva forte e rajadas acima de 60 km/h
Fenômenos meteorológicos aumentam a nebulosidade e elevam o risco de tempestades em várias regiões do Estado.
14/11/2025
06:30
REDAÇÃO
Instabilidades mantêm o tempo fechado e elevam o risco de tempestades em Mato Grosso do Sul, de acordo com o Cemtec. @Roberto Malheiros
O fim de semana será marcado por instabilidades em Mato Grosso do Sul, com tempo fechado, chuvas intensas e ventos fortes em várias regiões do Estado. Entre sexta-feira (14) e sábado, a atuação de cavados invertidos, o transporte de calor e umidade e a presença de uma frente fria no oceano deixam o céu com muita nebulosidade e poucas aberturas de sol.
Os modelos meteorológicos indicam acumulados expressivos de chuva, que podem ultrapassar 30 a 40 mm em 24 horas, sobretudo nas regiões sudoeste, oeste e norte do Estado. Há risco de tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem superar 60 km/h.
Em Campo Grande, a mínima prevista é de 21°C a 23°C, com máxima de até 27°C. As temperaturas ficam mais amenas no sul, cone-sul e Grande Dourados, com mínimas entre 19°C e 23°C e máximas que variam de 23°C a 26°C. No Pantanal e no sudoeste, os termômetros marcam mínimas de 18°C a 23°C e máximas entre 23°C e 29°C. Já nas regiões do bolsão, leste e norte, as máximas podem chegar aos 33°C.
No domingo, o sol reaparece entre nuvens, mas o aumento da nebulosidade ao longo do dia pode provocar pancadas de chuva isoladas, principalmente no centro-sul e oeste do Estado. A partir de segunda-feira, o avanço de uma nova frente fria reforça as instabilidades, aumentando o potencial para chuvas mais generalizadas e localmente fortes, com raios, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo. Os acumulados podem ultrapassar 40 mm em 24 horas, especialmente nas regiões sul, sudoeste e sudeste.
As temperaturas variam entre 17°C e 19°C nas mínimas e de 25°C a 31°C nas máximas no sul, cone-sul e Grande Dourados. No Pantanal e sudoeste, as máximas sobem mais, alcançando até 37°C. No bolsão, leste e norte, ficam entre 29°C e 34°C. Para Campo Grande, a mínima prevista é de 21°C a 23°C e a máxima pode atingir 31°C. Os ventos começam do norte e viram para o sul, podendo novamente registrar rajadas acima de 60 km/h.
O cenário reforça a necessidade de atenção da população, especialmente em áreas com histórico de alagamentos, ventos fortes e queda de granizo. As informações são do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
JBS cresce em todas as unidades e registra receita de US$ 22,6 bilhões no 3º trimestre de 2025
Leia Mais
Lançamento do cronograma de emendas parlamentares marca destaques da semana na Assembleia Legislativa
Leia Mais
Projeto cria Frente Parlamentar para fortalecer a assistência farmacêutica em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Funsat oferece 851 vagas de perfil aberto e amplia chances para quem busca emprego
Municípios