GESTÃO PÚBLICA INTEGRADA
Campo Grande inicia celebrações dos 126 anos com união institucional e anúncio de R$ 250 milhões em investimentos
Café Estratégico reúne lideranças e inaugura calendário com mais de 230 ações nas sete regiões urbanas e distritos da capital
05/08/2025
08:45
REDAÇÃO
Prefeita Adriane Lopes e o governador Eduardo Riedel durante o lançamento oficial do calendário de 126 anos de Campo Grande, no Café Estratégico — Foto: Elias Campos/PMCG
Em um ato simbólico de articulação e cooperação entre os poderes públicos, a Prefeitura de Campo Grande lançou oficialmente, nesta segunda-feira (4), o calendário de ações pelos 126 anos da capital sul-mato-grossense. A abertura foi marcada por uma edição especial do Café Estratégico, realizado no Parktec CG, com a presença da prefeita Adriane Lopes, do governador Eduardo Riedel, de parlamentares das bancadas federal e estadual, vereadores, secretários e representantes da sociedade civil.
Durante o encontro, foram apresentados os projetos que integram o cronograma de comemoração do aniversário, que inclui mais de 230 ações em todas as regiões da cidade, com foco em infraestrutura, saúde, educação, assistência social, cultura e cidadania. Mais de 130 obras públicas estão previstas, somando um investimento de R$ 250 milhões, resultado da integração entre Prefeitura, Governo do Estado, Câmara Municipal e representantes no Congresso Nacional e Assembleia Legislativa.
“Estamos levando a gestão para perto das pessoas, com entregas que dialogam com as necessidades locais e promovem mudanças reais na vida da população. Campo Grande é resiliente, trabalha no presente e constrói o futuro com responsabilidade”, destacou a prefeita Adriane Lopes.
A prefeita também fez questão de agradecer aos parceiros institucionais, destacando a importância do alinhamento entre os entes públicos. “Essas entregas só são possíveis graças à parceria com o Governo do Estado, à bancada federal e estadual e ao trabalho dos vereadores. É uma gestão que escuta, articula e executa com foco nas pessoas”, afirmou.
Destaques da programação
O calendário contempla inaugurações estratégicas, como a pavimentação no Bairro Nova Lima e obras no Residencial Itatiaia, além da revitalização da Avenida Duque de Caxias, importantes para a mobilidade urbana. Também estão previstas entregas na área social e educacional, como a nova EMEI São Conrado, a revitalização da Unidade de Saúde da Família do Jardim Noroeste e a entrega da Praça Alves Pereira, no Anhanduizinho.
A revitalização da Concha Acústica Família Espíndola, marcada para o dia 15 de agosto com show de Wanderléa, marca o retorno da tradicional Noite da Seresta, valorizando a cultura campo-grandense.
Além das obras físicas, haverá ações de impacto social, como entregas de contratos de regularização fundiária, sorteios habitacionais e ampliação de programas voltados a famílias em situação de vulnerabilidade, como o Recomeçar Moradia.
Parcerias que constroem o futuro
Durante o evento, o governador Eduardo Riedel reforçou o compromisso do Estado com o desenvolvimento da capital. “Campo Grande é uma cidade acolhedora, estratégica e cheia de oportunidades. A conexão com a Rota Bioceânica vai transformar a dinâmica econômica da região e atrair investimentos que geram emprego, renda e desenvolvimento”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Epaminondas Neto, destacou o papel do Legislativo na fiscalização e apoio às políticas públicas, enquanto a vice-prefeita Camilla Nascimento reforçou o compromisso com uma transformação profunda e duradoura: “Não se trata apenas de cimento e tijolos. É sobre respeito, dignidade e futuro”.
A presença de representantes das bancadas federal e estadual, como os deputados Luiz Ovando, Geraldo Resende e Lídio Lopes, reforçou a dimensão política e institucional da ocasião. Já o vice-governador Barbosinha pontuou a importância de uma gestão séria e responsável para garantir a efetividade das políticas públicas.
O futuro acontece agora
Com o tema “A história inspira. O futuro acontece”, o calendário de aniversário reforça a identidade da cidade, valoriza sua trajetória e projeta um futuro de oportunidades. Todas as ações, entregas e eventos serão realizados ao longo do mês de agosto, com ampla participação popular e foco na descentralização.
“Campo Grande foi uma vila que se transformou em uma capital pujante. Neste aniversário, mobilizamos todas as regiões com obras e serviços que impactam diretamente a vida das pessoas. Estamos fazendo o que precisa ser feito, do jeito certo”, concluiu Adriane Lopes.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Com área de descanso e muita água gelada, Águas Guariroba participa da Corrida do Sicredi
Leia Mais
Aprovado PL que garante cancelamento de serviços pela internet em MS
Leia Mais
Terra girará mais rápido nesta terça-feira (5) e terá um dos dias mais curtos já registrados
Leia Mais
Riedel assina decreto para conter gastos e preservar equilíbrio fiscal em MS
Municípios