SAÚDE NO CAMPO
Caravana da saúde leva atendimento gratuito a moradores da zona rural em MS
04/08/2025
08:20
REDAÇÃO
MARIA GORETI
Em agosto, programa do Senar/MS passa por cinco municípios com exames e consultas preventivas a homens e mulheres do campo
No mês em que se comemora o Dia Nacional da Saúde, o programa Saúde do Homem e da Mulher Rural, promovido pelo Senar/MS em parceria com os Sindicatos Rurais e secretarias municipais de saúde, reforça o cuidado com a população do campo. Em agosto, a iniciativa chega aos municípios de Iguatemi, Aquidauana, Deodápolis, Bela Vista e Batayporã, com atendimentos gratuitos voltados à prevenção e diagnóstico precoce de doenças.
Criado para ampliar o acesso à saúde especializada, o programa já realizou mais de 8 mil procedimentos em 2025, atendendo 5.689 moradores de regiões rurais em todo o estado. Entre os serviços oferecidos estão exames de PSA, toque retal, preventivo, oftalmológicos (acuidade visual), além de coleta de biópsia de pele.
Os atendimentos acontecem aos sábados, em estruturas montadas nos próprios municípios. A equipe médica é composta por profissionais de urologia, ginecologia, oftalmologia, dermatologia, pediatria e clínica geral, com foco em prevenção, triagem e encaminhamentos.
02/08 – Iguatemi
09/08 – Aquidauana
16/08 – Deodápolis
23/08 – Bela Vista
30/08 – Batayporã
Além dos atendimentos, o programa tem se destacado como importante aliado no diagnóstico precoce do câncer. Somente em 2025, 236 pacientes foram encaminhados para investigação de possíveis tumores. O procedimento de biópsia de pele, incorporado neste ano, já beneficiou 47 pessoas com suspeitas identificadas em atendimentos anteriores.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), Mato Grosso do Sul registrou mais de 6.700 novos casos de câncer em 2023. A detecção precoce, uma das estratégias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é fundamental para o aumento das chances de cura.
Em 2025, o Saúde do Homem e da Mulher Rural deve realizar 39 edições até o fim do ano. Para participar, os interessados devem procurar o Sindicato Rural local ou a unidade de saúde do município para fazer o agendamento e verificar os critérios de participação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Festival do Sobá celebra 100 anos da Feira Central com shows e culinária típica
Leia Mais
Ecossistema Dakila ocupa antiga rodoviária e impulsiona novo ciclo econômico em Campo Grande
Leia Mais
Prefeitura abre inscrições para cursos gratuitos de Manicure e Informática voltados a mulheres
Leia Mais
Projeto estimula uso de etanol em veículos oficiais do governo de MS
Municípios