POLÍTICA / RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Lula reafirma disposição ao diálogo com os EUA após fala de Trump
Presidente brasileiro responde a medidas unilaterais com tom conciliador, mas reforça defesa da economia nacional
02/08/2025
08:00
REDAÇÃO
Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou, na noite desta sexta-feira (1º), sua disposição para manter o diálogo com os Estados Unidos, mesmo após recentes tensões provocadas pela imposição de tarifas comerciais e sanções contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) por parte do governo norte-americano.
A declaração foi publicada nas redes sociais do presidente e surge como resposta à fala do presidente dos EUA, Donald Trump, que mais cedo afirmou estar aberto a conversar com Lula “a qualquer momento”.
“Sempre estivemos abertos ao diálogo. Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições. Neste momento, estamos trabalhando para proteger a nossa economia, as empresas e nossos trabalhadores, e dar as respostas às medidas tarifárias do governo norte-americano”, escreveu Lula.
A resposta do presidente brasileiro foi dada poucas horas após a fala pública de Trump, sinalizando a possibilidade de retomada de canais diplomáticos entre os dois países, apesar do clima de tensão comercial.
O atrito recente se intensificou com medidas unilaterais dos EUA, que incluíram novas tarifas sobre produtos brasileiros e sanções diplomáticas direcionadas a autoridades do Judiciário, especialmente ministros do STF, em meio a alegações de violações à liberdade de expressão.
A decisão provocou críticas de autoridades brasileiras e reacendeu o debate sobre soberania nacional e interferência internacional.
Em sua publicação, Lula destacou que o foco do governo neste momento é minimizar os impactos econômicos e sociais das medidas adotadas pelos EUA. O presidente também reforçou que a defesa de empregos, empresas e instituições nacionais é prioridade.
O tom adotado pelo presidente busca equilibrar firmeza na defesa da soberania brasileira com a abertura ao diálogo diplomático, numa tentativa de evitar o agravamento da crise entre os dois países.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS fecha acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Leia Mais
Ana Castela comemora 22 anos com surpresa romântica de Zé Felipe
Leia Mais
Arauco destaca coragem e responsabilidade ao comunicar ações sustentáveis durante a COP 30
Leia Mais
Sala Lilás é inaugurada em Pedro Gomes e reforça o enfrentamento à violência contra a mulher em MS
Municípios