ENSINO SUPERIOR
Pré-selecionados no Fies 2025 têm até hoje para complementar inscrição
Prazo termina às 23h59 desta sexta-feira (1º); procedimento é obrigatório para garantir o financiamento estudantil.
01/08/2025
07:45
REDAÇÃO
Alunos se preparam para o Enem, uma das portas de entrada para programas como o Fies. Complementação de inscrição é etapa obrigatória. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Os candidatos pré-selecionados na chamada regular do segundo semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até as 23h59 desta sexta-feira (1º) para complementar a inscrição no sistema. O processo deve ser feito exclusivamente online, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login pelo site Gov.br.
O Fies, programa do Ministério da Educação (MEC), oferece financiamento das mensalidades para estudantes de cursos de graduação em faculdades privadas bem avaliadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
A etapa de complementação da inscrição é obrigatória e permite que o candidato confirme o interesse pela vaga e envie informações adicionais. Quem se inscreveu para vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD) deve apresentar laudo médico que comprove a condição, com referência ao código da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Faculdades poderão solicitar documentação complementar caso identifiquem inconsistências ou divergências nos dados apresentados.
Metade das vagas do programa é destinada ao Fies Social, voltado a candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759,00 em 2025), inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
Esses estudantes estão dispensados da comprovação de renda, mas devem comparecer à instituição para validar as demais informações. Durante o período de complementação, é possível solicitar o financiamento de até 100% das mensalidades.
Após completar a inscrição, os candidatos devem apresentar a documentação comprobatória — de forma física ou digital — à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade, no prazo de até cinco dias úteis.
Se a documentação for validada, o próximo passo é procurar um agente financeiro, que tem dez dias para validar os dados a partir do terceiro dia útil após a validação da CPSA. Somente após esse processo o contrato do financiamento pode ser formalizado.
Nesta edição, o Fies recebeu 276.140 inscrições de 111.402 candidatos, que puderam se inscrever em até três cursos. Ao todo, o MEC disponibilizou mais de 112 mil vagas para 2025, sendo 74,5 mil vagas nesta edição do segundo semestre.
O programa conta com chamada única e lista de espera. Os candidatos que não foram selecionados inicialmente serão automaticamente incluídos na lista de espera, que funcionará de 5 de agosto a 19 de setembro.
Durante esse período, o MEC fará novas convocações para preencher as vagas que não forem ocupadas na chamada regular.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS fecha acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Leia Mais
Ana Castela comemora 22 anos com surpresa romântica de Zé Felipe
Leia Mais
Arauco destaca coragem e responsabilidade ao comunicar ações sustentáveis durante a COP 30
Leia Mais
Sala Lilás é inaugurada em Pedro Gomes e reforça o enfrentamento à violência contra a mulher em MS
Municípios