ENSINO SUPERIOR
Pré-selecionados no Fies 2025 têm até hoje para complementar inscrição
Prazo termina às 23h59 desta sexta-feira (1º); procedimento é obrigatório para garantir o financiamento estudantil.
01/08/2025
07:45
REDAÇÃO
Alunos se preparam para o Enem, uma das portas de entrada para programas como o Fies. Complementação de inscrição é etapa obrigatória. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Os candidatos pré-selecionados na chamada regular do segundo semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até as 23h59 desta sexta-feira (1º) para complementar a inscrição no sistema. O processo deve ser feito exclusivamente online, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login pelo site Gov.br.
O Fies, programa do Ministério da Educação (MEC), oferece financiamento das mensalidades para estudantes de cursos de graduação em faculdades privadas bem avaliadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
A etapa de complementação da inscrição é obrigatória e permite que o candidato confirme o interesse pela vaga e envie informações adicionais. Quem se inscreveu para vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD) deve apresentar laudo médico que comprove a condição, com referência ao código da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Faculdades poderão solicitar documentação complementar caso identifiquem inconsistências ou divergências nos dados apresentados.
Metade das vagas do programa é destinada ao Fies Social, voltado a candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759,00 em 2025), inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
Esses estudantes estão dispensados da comprovação de renda, mas devem comparecer à instituição para validar as demais informações. Durante o período de complementação, é possível solicitar o financiamento de até 100% das mensalidades.
Após completar a inscrição, os candidatos devem apresentar a documentação comprobatória — de forma física ou digital — à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade, no prazo de até cinco dias úteis.
Se a documentação for validada, o próximo passo é procurar um agente financeiro, que tem dez dias para validar os dados a partir do terceiro dia útil após a validação da CPSA. Somente após esse processo o contrato do financiamento pode ser formalizado.
Nesta edição, o Fies recebeu 276.140 inscrições de 111.402 candidatos, que puderam se inscrever em até três cursos. Ao todo, o MEC disponibilizou mais de 112 mil vagas para 2025, sendo 74,5 mil vagas nesta edição do segundo semestre.
O programa conta com chamada única e lista de espera. Os candidatos que não foram selecionados inicialmente serão automaticamente incluídos na lista de espera, que funcionará de 5 de agosto a 19 de setembro.
Durante esse período, o MEC fará novas convocações para preencher as vagas que não forem ocupadas na chamada regular.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governo de MS forma 427 novos policiais militares e reforça segurança no Estado
Leia Mais
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 85 milhões
Leia Mais
Funtrab oferece mais de 3,6 mil vagas de trabalho em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Fim de semana começa com calor intenso, mas frente fria muda o tempo no domingo em MS
Municípios