INSS
INSS paga ressarcimento a mais de 1,2 milhão de aposentados até quinta-feira
Beneficiários vítimas de descontos indevidos estão sendo ressarcidos diretamente em conta; adesão ao acordo continua aberta
30/07/2025
08:45
REDAÇÃO
O Governo Federal inicia nesta semana o pagamento do ressarcimento a 1.238.779 aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos indevidos em seus benefícios. Os depósitos serão feitos até esta quinta-feira (31/7) e representam 91,4% dos beneficiários que já aderiram ao acordo com o INSS.
A devolução dos valores ocorre de forma integral, corrigida pela inflação (IPCA) e é realizada diretamente na conta onde o benefício é depositado, sem necessidade de envio de dados bancários ou intermediários.
“Estamos pagando com rapidez e segurança todos que aderem ao acordo. Procure os canais oficiais e faça valer o que é seu por direito”, disse o presidente do INSS, Gilberto Waller.
Podem aderir ao acordo os beneficiários que contestaram descontos sem resposta da entidade em até 15 dias úteis. A medida cobre descontos realizados entre março de 2020 e março de 2025 e busca evitar a necessidade de judicialização.
Mesmo quem já tem processo judicial em andamento pode aderir, desde que ainda não tenha recebido os valores. Nesses casos, o INSS pagará até 5% de honorários advocatícios, se a ação tiver sido proposta antes de 23 de abril de 2025.
A adesão pode ser feita de forma online, pelo aplicativo Meu INSS, ou presencialmente em agências dos Correios. O processo é gratuito, simples e seguro.
Importante: A adesão não pode ser feita pela Central 135.
Passo a passo no aplicativo Meu INSS:
Acesse com CPF e senha;
Vá em “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência”;
Leia o último comentário da tela e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”;
Clique em “Enviar” e aguarde o depósito.
A contestação de descontos indevidos pode ser feita até, no mínimo, 14 de novembro de 2025, e a adesão ao acordo seguirá disponível mesmo após essa data.
Das contestações feitas até agora, 942.779 receberam resposta das entidades envolvidas. Nesses casos, os documentos enviados ainda estão sendo analisados pelo INSS.
Se o vínculo com a entidade não for reconhecido pelo beneficiário, esta será intimada a devolver os valores em até cinco dias úteis. Para comprovar a filiação, a entidade deve apresentar:
Documento de identidade com foto
Termo de filiação
Termo de autorização de desconto
Áudios não são aceitos como prova.
Durante as análises, o INSS identificou um novo esquema de fraude: pelo menos 10 entidades falsificaram assinaturas digitais usando softwares. Esses casos estão sendo investigados com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Dataprev.
Desde sexta-feira (25/7), o Governo Federal passou a enviar mensagens via WhatsApp para informar os beneficiários que têm direito ao ressarcimento. O envio é feito apenas pelo canal oficial com selo azul do GovBR.
A mensagem oficial contém orientações, não pede dados pessoais e não envia links.
Fique atento:
O INSS não envia links ou SMS solicitando dados;
Não há cobrança de taxas para adesão ao acordo;
Toda comunicação ocorre pelos canais oficiais:
Aplicativo Meu INSS
Site gov.br/inss
Agências dos Correios
Central 135 (apenas para informações, não para adesão)
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