PEGADAS DA MEMÓRIA
Bonito inaugura calçada da fama que une cinema e natureza
Artistas deixam marca ao lado de patas de animais do Pantanal em homenagem inédita ao audiovisual sul-americano
29/07/2025
07:45
AGÊNCIA BRASIL
REDAÇÃO
A cidade de Bonito (MS) inaugurou nesta segunda-feira (28) a Calçada das Pegadas da Memória do Cinema Sul-Americano, um projeto que celebra o cinema e a biodiversidade pantaneira. A primeira homenageada foi a atriz paraguaia Ana Brun, ganhadora do Urso de Prata no Festival de Berlim pelo filme As Herdeiras.
A proposta inovadora une arte, cultura e meio ambiente: ao lado das marcas das mãos dos artistas, são gravadas pegadas de animais típicos do Pantanal, como o tamanduá-mirim. A iniciativa é parte do Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito (Cinesur) e busca reforçar o elo entre o ser humano e a natureza.
“Me encanta a ideia do prefeito deixar uma impressão digital neste lugar de proteção aos animais do Pantanal”, disse Ana Brun.
O diretor do festival, Nilson Rodrigues, destacou o caráter simbólico da homenagem. “Vamos registrar aqui esses artistas que fazem a história do cinema e mostrar que humanos e animais caminham juntos. Nós não estamos descolados. Somos parte de um só planeta.”
Nesta edição, 11 personalidades do audiovisual sul-americano deixarão suas marcas. As placas são feitas de ferro com cimento especial e trazem, além da marca das mãos e assinatura, uma foto do artista e a pegada de um animal, com nome popular e científico.
Os primeiros a participarem da homenagem, além de Ana Brun, foram os atores Antônio Pitanga e Maeve Jinkings, o distribuidor Jean Thomaz Bernardini e a produtora Cecilia Diez. Ao longo da semana, também serão homenageados Claudia Ohana, Thiago Lacerda, José Eduardo Belmonte, Luiz Carlos Lacerda, Aurélio Michillis e Humberto Espíndola.
“Aqui está se inaugurando o coração do cinema em Bonito. Para mim, é uma marca não só das mãos, mas também do coração”, disse Pitanga.
A calçada ficará na futura área revitalizada da Praça da Liberdade, no centro da cidade. Para o prefeito Josmail Rodrigues, Bonito tem vocação para se tornar uma referência cultural e ambiental: “Bonito vai ser a capital do cinema no futuro”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Funcionária pública morre durante relação sexual e corpo é ocultado por parceiro em Terenos (MS)
Leia Mais
Brasil intensifica combate às hepatites virais e reforça testagem gratuita no SUS
Leia Mais
Brasil vive revolução cafeeira com foco em sabor, saúde e sustentabilidade
Leia Mais
Inscrições abertas para o Prêmio Educador Transformador em MS
Municípios