Campo Grande (MS), Quarta-feira, 30 de Julho de 2025

QUALIFICAÇÃO QUE TRANSFORMA VIDAS

Curso de Corte e Costura abre portas para novos caminhos profissionais

Capacitação oferecida em parceria entre Prefeitura e Senai prepara mais de 100 pessoas para vagas em indústria de confecção

29/07/2025

07:00

REDAÇÃO

As imagens mostram as cursistas durante a capacitação no Parque Tarsila do Amaral, em Campo Grande. @DIVULGAÇÃO/PMCG

Aos 56 anos, Diva Simão da Silva decidiu mudar o rumo de sua vida profissional. Após anos trabalhando com serviços gerais, ela viu no curso de Corte e Costura uma chance de transformar uma habilidade antiga em uma nova profissão. “Já sei um pouco de costura doméstica e sempre quis fazer um curso mais técnico nessa área”, conta.

Desempregada, Diva acredita que a capacitação será a ponte para voltar ao mercado de trabalho. “Quero desenvolver uma habilidade que eu já tenho e aperfeiçoar. Acho que vai ser bom”, diz com esperança.

A mesma motivação impulsiona a venezuelana Guiomar Adela Boada Carrillo, que também participa do curso. “Vejo uma excelente chance de entrar no mercado de trabalho”, afirma. Com experiência prévia em costura na Venezuela, ela agora se sente mais próxima de retomar a atividade em Campo Grande.

O Curso Costurando Oportunidades é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As aulas são realizadas na unidade móvel do Senai instalada no Parque Tarsila do Amaral, no bairro Nova Lima.

Mais do que ensinar uma nova profissão, o curso já direciona os participantes para processos seletivos com mais de 100 vagas disponíveis em uma indústria de confecção localizada no Polo Empresarial Norte.

Para o secretário da Semades, Ademar Silva Junior, a proposta é unir capacitação e empregabilidade. “Estamos aproximando a qualificação das oportunidades reais do mercado. Essa parceria com o Senai é estratégica para garantir que os alunos saiam preparados para as entrevistas e tenham mais chances de contratação imediata.”

O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, reforça a importância da formação técnica. “Estamos conectando a qualificação profissional às demandas reais da indústria e contribuindo para o desenvolvimento local.”

Com esperança e vontade de recomeçar, os alunos do curso representam uma nova etapa para quem busca não só um emprego, mas um futuro com mais autonomia e dignidade.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: