COMBATE À VIOLÊNCIA
TCE-MS realiza workshop sobre nova lei de proteção à mulher e obrigações dos municípios
Evento técnico buscou capacitar servidores sobre aplicação da Lei nº 14.899/2024 e estruturação de políticas públicas municipais
28/07/2025
20:00
REDAÇÃO
Capacitação reuniu auditores e servidores do TJ-MS e abordou a implementação da nova lei de enfrentamento à violência contra a mulher. (Foto: TCE-MS/Divulgação)
Na manhã da última quinta-feira (25), o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), em parceria com o Tribunal de Justiça de MS (TJ-MS), promoveu o workshop “Implementação da Lei nº 14.899/2024 e a Responsabilidade dos Municípios de Mato Grosso do Sul no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”.
Voltado a auditores de controle externo do TCE-MS e servidores do Poder Judiciário, o evento teve como foco principal a capacitação técnica sobre o novo marco legal e suas implicações diretas na estruturação de políticas públicas municipais voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.
Conteúdo e temas abordados
A formação foi conduzida por um time de especialistas: Luciano Pedro Beladelli, Luiza Vieira Sá de Figueiredo, Vanessa Vieira, Ana Eliza Matos dos Santos e Flávia Pierin Freitas Buchara. Ao longo do workshop, os participantes debateram temas centrais, como:
Panorama atual da violência contra a mulher no estado
Marco regulatório da Lei nº 14.899/2024
Diagnóstico local e o papel dos Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs)
Diálogo interinstitucional e levantamento técnico
Integração das políticas de gênero às peças orçamentárias: PPA, LDO e LOA
A programação foi dividida em cinco módulos temáticos, com ênfase na articulação entre planejamento público e políticas de enfrentamento à violência.
Integração entre poderes
A conselheira substituta do TCE-MS, Patrícia Sarmento, reforçou a importância do treinamento para consolidar o controle externo com foco na equidade de gênero.
“O Tribunal de Justiça e o Tribunal de Contas estão com uma parceria para fazer um levantamento em todas as políticas públicas realizadas nos municípios voltadas para as mulheres, com foco na violência doméstica e familiar. Com a obrigatoriedade de um plano de metas, cada município terá de incluir ações educativas. Essa visão de gênero precisa ser treinada”, afirmou.
Representando o TJ-MS, a juíza Luiza Vieira Sá de Figueiredo, da 4ª Vara de Violência Doméstica de Campo Grande, destacou a relevância da cooperação entre os poderes.
“Trazemos uma formação especializada, com servidores experientes que conhecem a política pública em todas as esferas. A ideia é oferecer tanto o embasamento técnico quanto o olhar de quem atua diretamente na ponta dos serviços.”
Compromisso institucional
O presidente do TCE-MS, conselheiro Flávio Kayatt, ressaltou que a realização do workshop reafirma o compromisso do Tribunal com o fortalecimento das políticas públicas de proteção à mulher e com o papel do controle externo na promoção de uma sociedade mais justa:
“Com essa ação formativa, o TCE-MS demonstra seu engajamento na qualificação técnica dos seus quadros para que atuem de forma efetiva no acompanhamento e na fiscalização das ações municipais de enfrentamento à violência contra a mulher.”
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governo de MS inaugura escola no bairro Noroeste com ensino regular e profissionalizante
Leia Mais
GPTW: Senac Nacional entre as melhores grandes empresas para trabalhar no Rio
Leia Mais
Concurso promovido pela Academia Sul-Mato-Grossense de Letras celebra talentos diversos em uma noite marcada por arte, emoção e resistência cultural
Leia Mais
De trends passageiras a hábitos nocivos: como o viral esconde impactos reais na saúde, autoestima e consumo
Municípios