Campo Grande (MS), Segunda-feira, 28 de Julho de 2025

TECNOLOGIA E FUTURO

Voucher Desenvolvedor forma primeira turma e celebra inclusão, recomeços e empregabilidade

Com 44 formandos, programa do Governo de MS capacita jovens e adultos para o mercado de tecnologia da informação

28/07/2025

07:45

REDAÇÃO

@DIVULGAÇÃO

"Sou aposentada, então quero recomeçar a minha vida", afirmou emocionada Maria Lourdes Rodrigues, de 65 anos, ao lado de dezenas de jovens que, como ela, se formaram na primeira turma do Voucher Desenvolvedor — programa estadual que promove formação técnica em Desenvolvimento de Sistemas. A cerimônia de formatura aconteceu na tarde de sexta-feira (25), no Centro de Convenções José Roberto Tadros, anexo ao Sesc Hub Academy, em Campo Grande.

A iniciativa integra a política estadual de inovação, ciência e tecnologia do Governo de Mato Grosso do Sul, e foi executada em parceria com o Senac-MS, com apoio do Sistema Comércio.

Além de jovens recém-formados no Ensino Médio, o curso também atraiu adultos em busca de recolocação ou reinvenção profissional. Maria Lourdes, por exemplo, já planeja continuar os estudos com uma graduação em Engenharia de Software. "No começo tive dificuldade, porque nunca tinha mexido com isso, mas logo fui me familiarizando. Amei o curso", contou ela, que foi uma das 44 pessoas diplomadas nesta primeira turma.

Oportunidades que transformam

Entre os formandos está também Vitor Nascimento, que chegou ao curso sem conhecimento prévio sobre a área de TI e saiu com uma nova vocação: a análise de dados.

“Passei a gostar muito da área de BI. Quero trabalhar com Business Intelligence e ajudar empresas a tomarem decisões com base em dados”, destacou.

A plateia foi composta por familiares orgulhosos. Kamily Oliveira, irmã de Gustavo, compartilhou a alegria da conquista.

“A oportunidade de fazer esse curso logo depois de sair do Ensino Médio foi uma abertura de portas incrível. Ele quer seguir na área de cibersegurança. Estamos muito felizes”.

Formação conectada ao mercado

O programa nasceu com a proposta de alinhar a formação técnica à demanda real do setor produtivo, como ressaltou o titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, em mensagem aos formandos.

“O Voucher Desenvolvedor conecta a juventude ao mercado de trabalho e atende à necessidade por profissionais qualificados em tecnologia. O sucesso dessa turma mostra que estamos no caminho certo”.

Presente na cerimônia, o secretário-executivo Ricardo Senna enfatizou que políticas públicas como essa são elaboradas a partir de escuta do mercado e entregam soluções práticas.

“Estamos promovendo inclusão, empregabilidade e desenvolvimento ao formar profissionais prontos para um setor em expansão como o de TI”.

O secretário-executivo de Qualificação Profissional, Esaú Aguiar, reforçou a visão de futuro do projeto:

“Estamos preparando nosso capital humano para as profissões do futuro, de forma inclusiva e estratégica. O Voucher Desenvolvedor é uma política que transforma vidas”.

Expansão no estado

Coordenado pela Semadesc e pela SED (Secretaria de Estado de Educação), o programa já conta com 238 alunos matriculados em cinco municípios: Campo Grande, Dourados, Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas. A taxa de empregabilidade já ultrapassa 30%, demonstrando o impacto direto da formação no mercado de trabalho.

A diretora regional do Senac-MS, Jordana Duenha, destacou que a área de TI oferece oportunidades sem fronteiras:

“É possível trabalhar de qualquer lugar do mundo. Nosso objetivo é formar profissionais prontos para esse cenário global e dinâmico”.

Também participaram da cerimônia o secretário-adjunto da SED, Sérgio Gonçalves, e a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi.

“Muitos formandos já estão empregados e ajudando no crescimento da economia local. Estamos falando de geração de renda e de novas perspectivas para esses cidadãos”, destacou Sérgio.

A equipe técnica do programa já estuda a continuidade do projeto e a formação de novas turmas até o fim do ano. A meta é expandir o alcance e manter o foco na qualificação para um setor que segue aquecido.

“A demanda existe e estamos prontos para preparar pessoas que aproveitem essas oportunidades”, finalizou Jordana.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: