TEMPO INSTÁVEL
Frente fria avança e provoca chuva, ventos fortes e queda de temperatura em MS
Segunda-feira (28) será marcada por aumento de nebulosidade, pancadas de chuva e rajadas de vento de até 60 km/h no estado
28/07/2025
06:30
REDAÇÃO
Céu nublado e ventos moderados marcaram o início da manhã em Campo Grande, com sensação térmica de 14°C. (Foto: Maria Goreti))
A semana começa com mudanças significativas no tempo em Mato Grosso do Sul. Nesta segunda-feira (28), o avanço de uma frente fria sobre a região provoca instabilidades atmosféricas, que devem trazer aumento gradual de nuvens, pancadas de chuva e rajadas de vento em várias partes do estado.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a previsão indica chuvas fracas a moderadas ao longo do dia, com possibilidade de tempestades localizadas acompanhadas de raios e ventos fortes, especialmente nas regiões sul, cone-sul e leste do estado.
Essa mudança no tempo está associada à combinação de vários fatores meteorológicos: o avanço de uma frente fria, o transporte de calor e umidade vindos do norte do país, além da atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai. O deslocamento de cavados também favorece a formação de nuvens carregadas e instabilidade generalizada.
Campo Grande amanhece fria e nublada
Na capital, Campo Grande amanheceu com céu encoberto, ventos moderados e temperatura mínima de 17°C, com sensação térmica de 14°C. A máxima deve oscilar entre 27°C e 32°C. O volume de chuva esperado é de cerca de 8 milímetros, de acordo com o Climatempo.
Previsão por regiões
Sul, cone-sul e grande Dourados: mínimas entre 13°C e 18°C, com máximas que variam de 18°C a 32°C.
Sudoeste e Pantanal: mínimas entre 15°C e 23°C, e máximas entre 20°C e 34°C.
Bolsão, leste e norte do estado: temperaturas mínimas entre 17°C e 20°C e máximas podendo chegar a 35°C.
Ventos ganham força
Os ventos, que inicialmente sopram do quadrante norte, mudam de direção ao longo do dia e passam a soprar do sul. As velocidades variam entre 40 km/h e 60 km/h, mas em pontos isolados podem ocorrer rajadas mais intensas, acima desse valor.
A previsão alerta para condições de risco em algumas áreas, especialmente onde os ventos são mais fortes ou onde as tempestades forem mais intensas. A orientação é para que a população evite áreas abertas durante tempestades, e redobre a atenção com estruturas frágeis e quedas de galhos.
Alerta de frio
Além da chuva e do vento, o avanço da frente fria trará queda nas temperaturas nos próximos dias. Setenta e sete cidades do estado já estão sob alerta para frio a partir da madrugada de terça-feira (29), com possibilidade de temperaturas ainda mais baixas ao amanhecer nas regiões sul e sudoeste.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
A vez do vermelho: uma paixão escarlate que dominou as ruas e passarelas
Leia Mais
Casos de contaminação em alimentos e bebidas expõem falhas na cadeia de produção
Leia Mais
Fábrica de mosquitos oferece tecnologias para redução da dengue
Leia Mais
Com aporte de cerca de R$ 8 milhões, Governo do Estado entrega equipamentos e veículos
Municípios