ASSOMASUL / SAÚDE
Dia S reforça união entre Assomasul e Governo de MS pela regionalização da saúde
16/07/2025
16:00
ASSECOM
A regionalização da saúde pública foi tema central do Dia S Prefeitos pela Saúde, evento realizado nesta terça-feira (16) na sede da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). A agenda, construída em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), reuniu gestores municipais para discutir propostas de reestruturação da rede hospitalar e o fortalecimento do atendimento em todas as regiões do Estado.
Durante a reunião técnica, foram apresentados os principais pontos do Plano Diretor de Regionalização, os avanços no financiamento da rede pública, e o novo modelo que prevê a descentralização da média e alta complexidade, com serviços mais próximos da população e melhoria na produtividade dos hospitais.
O presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli, destacou o papel dos prefeitos e prefeitas nesse processo de transformação:
“Falar de regionalização é falar de acesso, qualidade e eficiência. A Assomasul acredita no diálogo como ferramenta de transformação, e esse encontro é um marco importante para que a saúde pública atenda melhor quem mais precisa, lá na ponta.”

À frente da Assomasul, o presidente Thalles Tomazelli ressaltou a urgência da regionalização como política pública que considera a realidade dos municípios. Ele lembrou que é nos territórios locais que os desafios da saúde se materializam e que é preciso pensar em soluções que cheguem até quem mais precisa/ Foto: Edson Ribeiro
O secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, afirmou que o principal valor da parceria com a Assomasul é promover o diálogo coletivo, reunindo municípios de todos os portes e regiões para discutir a saúde como uma responsabilidade compartilhada.
“O recurso é finito, os custos são infinitos. Se não pensarmos soluções conjuntas, não conseguiremos oferecer tudo aquilo que cada prefeito deseja entregar à sua população. O momento é de união, de olhar para o Estado como um todo, independentemente do porte ou da localização dos municípios”, defendeu.

O auditório da Assomasul ficou lotado durante o Dia S – Prefeitos pela Saúde. Comandada pelo secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, a reunião reforçou o compromisso dos municípios com a regionalização e a melhoria da gestão da saúde pública em MS/ Foto: Edson Ribeiro
O vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), que representou o governador Eduardo Riedel na reunião, enfatizou a importância estratégica do momento vivido pela saúde pública em Mato Grosso do Sul. Ele apontou que a regionalização não é apenas uma reorganização da rede, mas sim uma política de longo prazo que busca melhorar a eficiência do SUS e garantir atendimento de qualidade em todas as regiões do estado.
“O governo vem reestruturando a rede hospitalar do Estado, estabelecendo critérios claros para unidades de pequeno, médio e grande porte, e implantando mecanismos como a Central Única de Regulação de Urgência e Emergência. Todo esse movimento busca assegurar que o Sistema Único de Saúde (SUS), considerado único no mundo pela sua abrangência, funcione com mais qualidade, principalmente para hospitais que apresentam maior produtividade”, afirmou.

Durante o evento, o vice-governador Barbosinha destacou o compromisso do Governo do Estado com uma saúde pública mais próxima da população/ Foto: Edson Ribeiro
Participaram da agenda cerca representantes dos municípios, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários(as) municipais de saúde. Também estiveram presentes a presidente do COSEMS/MS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul), Josiane de Oliveira Silva Corrêa, o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, e a secretária-adjunta da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), Ana Nardes, reafirmando o alinhamento entre Governo do Estado e os municípios na construção de políticas públicas de saúde.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS fecha acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Leia Mais
Ana Castela comemora 22 anos com surpresa romântica de Zé Felipe
Leia Mais
Arauco destaca coragem e responsabilidade ao comunicar ações sustentáveis durante a COP 30
Leia Mais
Sala Lilás é inaugurada em Pedro Gomes e reforça o enfrentamento à violência contra a mulher em MS
Municípios