SAÚDE FINANCEIRA E INCLUSÃO DIGITAL
Pagamento de dívidas com Pix cresce 39% na região Centro-Oeste, revela Serasa
Quase 1 milhão de consumidores da região negociaram débitos com Pix no último ano; Mato Grosso do Sul registra avanço no uso da ferramenta e queda em parcelamentos
22/07/2025
15:30
REDAÇÃO
Centro-Oeste registra aumento expressivo no uso do Pix como meio de quitação de dívidas, destaca levantamento da Serasa. Foto: Divulgação
O Pix segue consolidando seu papel na vida financeira dos brasileiros e agora também se destaca como instrumento de regularização de dívidas. Segundo levantamento inédito da Serasa, 943 mil consumidores da região Centro-Oeste usaram o Pix para quitar pendências nos últimos 12 meses um aumento de 39% em relação ao período anterior.
A grande maioria dos acordos (98%) foi paga à vista, o que, de acordo com a Serasa, proporciona baixa imediata da negativação e até aumento instantâneo do Serasa Score, facilitando o reingresso do consumidor ao mercado de crédito.
“Estamos acompanhando de perto a evolução dos meios de pagamento para ampliar o acesso dos brasileiros às condições facilitadas de negociação”, afirma Rafaela Alves, especialista da Serasa em educação financeira.
Mato Grosso do Sul acompanha a tendência
No recorte estadual, o Mato Grosso do Sul também apresenta crescimento significativo no uso do Pix como meio de negociação. De junho de 2024 a junho de 2025, 164.725 consumidores optaram por esse método, frente a 119.051 no período anterior.
O levantamento também aponta uma queda nos pagamentos parcelados, com 16.155 clientes optando pelo parcelamento entre 2024 e 2025, contra 20.544 no ano anterior. As negociações de dívidas com valor até R$ 100 também caíram levemente — de 43 mil para 41.173 acordos.
Como parte da campanha Serasa Limpa Nome, a empresa lançou uma ação especial voltada ao Centro-Oeste, onde mais de 6,5 milhões de pessoas estão inadimplentes. Para auxiliar esses consumidores, mais de 1,7 milhão podem acessar ofertas com até 95% de desconto.
A plataforma reúne mais de 1.000 empresas parceiras dos segmentos de contas básicas (água, luz, gás), varejo, bancos e financeiras. No Mato Grosso do Sul, mais de 346 mil consumidores têm acesso a essas ofertas.
“A facilidade do Pix, aliada aos grandes descontos e à possibilidade de limpar o nome com valores baixos, pode ser o pontapé inicial para uma nova vida financeira mais saudável”, conclui Rafaela.
Como negociar dívidas com a Serasa
Baixe o app da Serasa (Android ou iOS), cadastre-se com CPF.
Acesse “Ver ofertas” e escolha a dívida que deseja negociar.
Revise e finalize o acordo, escolhendo entre boleto ou Pix.
Realize o pagamento com chave Pix ou boleto emitido.
Canais oficiais da Serasa para negociação:
App Serasa: Google Play e App Store
WhatsApp oficial: (11) 99575-2096
Correios: negociação presencial em mais de 10 mil agências, mediante taxa de R$ 4,60 por acordo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Paraíso das Águas avança com projetos que modernizam a cidade
Leia Mais
Itália aprova prisão perpétua para feminicídio e reacende debate no Brasil
Leia Mais
ALEMS realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia Estadual do Empreendedorismo Feminino
Leia Mais
Mato Grosso do Sul inicia imunização com 10,7 mil doses contra o vírus sincicial respiratório
Municípios